segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Movimento Manguebeat

Segundo o artigo da Revista da Cultura, o Movimento Manguebeat revelou nomes como Mundo Livre S/A, Chico Science & Nação Zumbi, entre outros.

O movimento era influenciado pela cultura hip-hop ao músico Jackson do Pandeiro.

Leia o artigo na íntegra. (Uso Educacional)





Fonte: 
BRYAN, Guilherme. Caranguejos com cérebro: há duas décadas surgia o movimento manguebeat, misturando o som regional pernambucano com cibercultura. In.: Revista da Cultura. Edição 55. Fevereiro de 2012. P.11. [Seção: Música. Uma publicação da Revista Cultura]

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Folia de Reis é Cultura e Tradição

Grupos da 'Folia de Reis' no Paraná mantêm a fé e a proteção no campo
Grupos visitam áreas rurais com bandeira e canções. Costume trazido pelos portugueses ainda é mantido.
03/01/2016 08h00 - Atualizado em 04/01/2016 08h52
Do G1 PR

A peregrinação de grupos da Folia de Reis representa a caminhada que os três reis magos fizeram para chegar à manjedoura após o nacimento de Jesus Cristo. No Paraná a tradição é mantida no campo.
O costume foi trazido pelos colonizadores portugueses há mais de 500 anos. Uma tradição que se mantêm graças ao trabalho de grupos de pessoas que acreditam na proteção deste ritual. No campo os agricultores acreditam na bênção para safras mais produtividas e recebem com gratidão os grupos. 

Fonte : http://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2016/01/grupos-da-folia-de-reis-mantem-fe-e-protecao-no-campo-no-parana.html. Acessado em: 7 Jan 2016.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

O Consumo Consciente de Água é tema de peça de teatro em escolas de Araucária




Peça: O problema de Pinguinho, 2015.
Na última quinta-feira (26/11) houve a apresentação "O Problema de Pinguinho", de ImaGini Produções Artísticas.
O projeto foi aprovado por Lei Federal Rouanet, financiado 100% e oferecido pela empresa Raizen.
Por limite de agenda, contemplaram-se somente 4 escolas da rede municipal de ensino de Araucária.

Segundo os organizadores do evento, "é uma peça divertida e interativa sobre o consumo consciente da água onde as crianças aprendem a cuidar desse recurso fundamental para a vida."

Pinguinho (personagem/detalhe)
Afirma ainda que o projeto cultural Energia em Cena é realizado há dois anos  em escolas públicas do interior de São Paulo.
Com os recursos da Lei de Incentivo Cultural Rouanet ampliou-se para cidades de outros estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Alunos interagem com "o problema de Pinguinho"

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Planejamento Referencial Preliminar

Prezados Professores e Pedagogos,


Estão disponíveis os formulários dos Planejamentos Referenciais Preliminares para os professores RMD/Arte na plataforma MOODLE.



Sua participação é muito importante. Acesse, dialogue, contribua!







segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Teatro de sombras em Araucária

Na última sexta-feira (18/09) reuniram-se os professores de RMD para a formação continuada, na qual o teatro de sombras foi instrumento de fantasia e imaginação.


Grupo Eclipse Teatro de Sombras

A Pedagogia Histórico-crítica (SAVIANI) e o desenvolvimento das Funções Psicológicas Superiores (Vygotski) orientaram os encaminhamentos didático-pedagógicos para transformar esse gênero de teatro em um grande espetáculo.

Os livros de Arte: 4º e 5º Anos (volume único) para escolha no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2016) foram indicados como referência para consulta. Os materiais oferecidos pelas editoras são ricos em informação e contribuem para que os alunos tenham visão ampla do universo da arte.

No processo de escolha dos livros didáticos, foram disponibilizados os links para visualização de amostra das obras:
Editoras / Coleção / Anos

Ática – Ápis – 4º e 5º Anos Volume Único
Link para consulta: http://pnld2016.scipioneatica.com.br/default.aspx?opc=165&art=481&set=0&url=arte

FTD – Porta Aberta – 4º e 5º Anos Volume Único
Link para consulta:  http://pnld.ftd.com.br/colecao/arte

Moderna – Presente – 4º e 5º Anos Volume Único
Link para consulta: http://www.moderna.com.br/pnld/obras/projeto-presente-4-e-5-anos-volume-unico.htm

domingo, 13 de setembro de 2015

O circo ganha mais uma estrela no Céu








Wikimedia CommonsOrfei fez de tudo no circo: foi mágico, palhaço, locutor, malabarista, domador de feras e equilibrista. | Wikimedia Commons
Orfei fez de tudo no circo: foi mágico, palhaço, locutor, malabarista, domador de feras e equilibrista.
LUTO

Astro do Circo, Orlando Orfei morre aos 95 anos no Rio de Janeiro

  •  
  •  
  • FOLHAPR
Orfei é considerado um dos grandes nomes do circo brasileiro. Ele faz parte da quinta geração de circo da família. Começou a vida como palhaço, aos seis anos, quando o irmão, Páride Orfei, 20 anos mais velho, que já era palhaço, o colocava dentro das calças de figurino.
Ele chegou no Brasil em 1968 para participar do Festival Mundial do Circo, no Maracanãzinho. Desde então, decidiu morar no país.
Em São Paulo, ele abriu o Circo Nazionale D’Itália, no ano seguinte. Em 1972, fundou o Tivoli Park, um dos mais famosos parques de diversão do país. O parque carioca ficava localizado na Lagoa e encerrou suas atividades duas décadas depois.
O empresário gostava de dizer que foi 63 vezes para o hospital por causa dos riscos da profissão.
O acidente mais perigoso aconteceu em Mogi das Cruzes, onde os leões brigam por um fêmea que está no cio, em pleno espetáculo. Orfei acaba no meio dos leões e é salvo pelo sobrinho, Federico Orfei, que consegue tirá-lo da jaula. Foi internado e levou 160 pontos no tórax.
Orfei viajou com o seu circo por diversos países da América do Sul em turnês que duravam anos.
Em 2008, ele fez sua última apresentação num picadeiro. Disse que se aposentou por causa da proibição de animais em circos. Desde então, passava os dias na sua casa em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ao lado da mulher, Herta, 80.
Em 2012, Orfei recebeu da presidente Dilma Rousseff a condecoração Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural em cerimônia no Palácio do Planalto. O empresário deixa seis filhos, doze netos e seis bisnetos
O corpo do artista será velado nesta segunda-feira (3), a partir das 14h, no Cemitério Jardim da Saudade de Mesquita. O enterro será na terça-feira (4), no mesmo cemitério.


Fonte:http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/astro-do-circo-orlando-orfei-morre-aos-95-anos-no-rio-de-janeiro-dy3ts320ud5zxjz189408pz4t

sábado, 4 de julho de 2015

Contribuições da Semana Pedagógica 2015

A Semana Pedagógica 2015 permitiu a intensificação do relacionamento entre os professores da rede Municipal de Araucária. Foi o momento em que os profissionais da Educação puderam trocar suas experiências por meio dos relatos.
É com alegria que foram apresentados os relatos abaixo (e demais colaborações) para que outras áreas do conhecimento, modalidades e níveis de ensino tivessem proveito das nossas práticas de ensino.
Agradecemos a todos a participação e o carinho com que fomos recebidos.
Até a próxima, um abraço!

Prof. Esp. Beatriz Otto Ramos
Coordenação da Disciplina de Arte/2015


O MOSAICO NO ENSINO DE ARTE NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
Beatriz Otto Ramos
Secretaria Municipal de Educação de Araucária

RESUMO: O presente artigo trata do ensino da História da Arte ocidental das turmas de sextos anos do ensino fundamental da Escola Municipal Senador Marcos Freire. O objetivo das aulas era desenvolver o senso crítico e estético dos alunos por meio da contextualização do período da Antiguidade clássica, da leitura das obras e do fazer artístico. Para isso, após aulas expositivas foram confeccionadas imagens por meio da técnica do mosaico a partir de imagens da arquitetura grega, dos murais de Pompeia e dos arcos de uma cidade etrusca e previamente estudados em desenho. Buscou-se questionar quais conhecimentos eram necessários para a confecção dos mosaicos tomando como referência os modelos da época e quais os encaminhamentos didáticos ideais para o ensino da técnica. A finalidade foi descrever o período, a cultura e os benefícios tecnológicos proporcionados pelos povos milenares nos dias atuais. Em conclusão se realizou a apresentação dos trabalhos em que os alunos foram levados a discutir, apreciar, fruir e avaliar a produção da turma.




DA SALA DE AULA PARA O MUSEU: OS ALUNOS PROPÕEM O QUE É ARTE
Beatriz Otto Ramos
Secretaria Municipal de Educação de Araucária


RESUMO: Este artigo trata do ensino de arte no espaço do museu. O objetivo da aula de campo foi consolidar os conhecimentos dos alunos da visita orientada das turmas dos sétimos anos de uma escola pública de Araucária ao Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Para o evento, foram realizadas aulas teóricas sobre a arquitetura do museu, sua função, a conservação das obras de arte e o acesso público. Questionaram-se as expectativas dos discentes sobre o deslocamento da prática social da escola, se haveria o desenvolvimento da capacidade crítica durante a visitação e se a produção dos alunos atenderia aos critérios de avaliação. A finalidade foi verificar se a abordagem metodológica de ensino nos ambientes escola/museu teria sucesso enquanto prática social. Em conclusão os alunos produziram trabalhos bidimensionais ou relatórios em que discutiram sua experiência extraescolar, sua apreciação da arquitetura do museu e das obras de arte, bem como a socialização decorrente da produção plástica a partir da qual se avaliou o processo.




FORMAÇÃO CONTINUADA: A FOTONOVELA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Beatriz Otto Ramos
Secretaria Municipal de Educação de Araucária

RESUMO: Este artigo propõe reflexões acerca da formação continuada na disciplina de Arte no Ensino Básico e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Objetiva promover o conhecimento tendo por recurso objetos midiáticos. As professoras foram orientadas sobre práticas do ensino em artes, usando como tema a fotonovela e como recursos didáticos as tecnologias que surgiram a partir do final do século XIX. Questionou-se como investigar a prática social inicial dos alunos da EJA, a exploração do formato de arte sequencial das fotonovelas, o uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) disponíveis na unidade educacional, bem como alternativas de recursos materiais. A intenção é argumentar sobre a produção artística dos alunos, a incorporação de temas cotidianos às aulas e a promoção da prática social com vistas ao conhecimento. Em conclusão, as reflexões dos profissionais contribuíram coletivamente para a revisão do currículo e de práticas educativas na contemporaneidade e em caráter local.




"O BEIJO" DE CONSTANTIN BRANCUSI NAS MÃOS DOS ALUNOS DO 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Beatriz Otto Ramos
Secretaria Municipal de Educação de Araucária

RESUMO: O presente artigo descreve a prática social sobre escultura moderna do início do século XX com alunos dos anos finais do ensino fundamental. O objetivo era promover o conhecimento sobre o movimento modernista europeu e suas influências contemporâneas. Para tal, os alunos do 9º ano tiveram aula expositiva contextualizando o movimento artístico, teorias de desenho que ilustraram a obra do artista Constantin Brancusi e realizaram práticas artísticas em escultura, na técnica do entalhe, a partir do modelo bidimensional da obra intitulada O Beijo, 1916. Buscou-se investigar os conhecimentos prévios dos alunos acerca do Modernismo e investigar o encaminhamento pedagógico necessário para desenvolver o domínio da técnica do desenho planificado e em perspectiva, bem como a tridimensionalização do objeto de estudo: a escultura O Beijo. A finalidade foi apresentar o processo de criação do artista e a técnica da escultura com materiais acessíveis, de custo baixo e o uso responsável de recursos naturais, com orientações para o reaproveitamento dos resíduos da produção artística. Em conclusão, os alunos apresentaram os trabalhos aos colegas, descrevendo o fazer artístico a que foram levados, decorrendo em avaliação do processo de aprendizagem.



(Textos sujeitos a atualização)