quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Arte para o 3º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 3º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:

1º Trimestre
Arte Brasileira
Arte Rupestre

2º Trimestre
Arte Indígena
   - Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br
   - Arte Indígena: Pintura, Cerâmicas e Plumagem: http://www.museudoindio.org.br/arte-indigena-pinturas-ceramicas-e-plumagem/
   - Dia do Índio 19 de abril: http://www.museudoindio.org.br/dia-do-indio-19-de-abril/
   - Rituais Indígenas: http://www.museudoindio.org.br/rituais-indigenas/
   - Índios e Tribos do Brasil (material complementar): http://www.museudoindio.org.br/os-indios-brasileiros-e-as-tribos-indigenas-do-brasil/


Arte Africana 
   - 

3º Trimestre
Arte Pré-colombiana: 
- Asteca 
   - Documentário History Channel: Construindo um Império: os Astecas (44'36")
- Maia
- Inca

Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

1. Dança: Movimento** 
Elementos formais: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço 
Conteúdos: brincadeiras, costumes, jogos e festas (ciranda, frevo, boi-bumbá, entre outras). 
Gêneros: samba, forró, maxixe, baião, xote, xaxado, entre outras.

2. Música: Som** 
Elementos Musicais: melodia, ritmo e harmonia 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração. 
Conteúdos: cantigas de roda das diversas regiões do país e músicas dirigidas ao público infantil com intérpretes da MPB. 
Gêneros: música popular, erudita, étnica. 

3. Teatro: Representação** 

Elementos formais: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros 
Conteúdos: textos e roteiros relacionados com festas folclóricas, aniversário, casamento e outros eventos relacionados ao cotidiano do aluno. 
Gêneros: Teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras, entre outros.



As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Arte para o 2º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 2º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:

1º Trimestre
Arte Brasileira
   - Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/rituais-indigenas/
   - Arte Indígena: Pintura, Cerâmicas e Plumagem: http://www.museudoindio.org.br/arte-indigena-pinturas-ceramicas-e-plumagem/


2º Trimestre
Renascimento


Relações interdisciplinares RMD/Literatura
Lendas
- Lendas africanas e afro-brasileiras
Link 1  - Cultura: A arte de contar lendas e histórias africanas - Por dentro da África
Link 2 - Contos africanos
Link 3 - África | Lendas e Contos
- Lendas Indígenas
Link 1 - Lendas - Amazônia de A a Z - Portal Amazônia
Link 2 - Lendas dos Índios
Link 3 - Lendas Indígenas
- Lendas Brasileiras
Link 1 - Lendas & Mitos - Lendas brasileiras - Só História
Adivinhas
Link 1 - Provérbios, trava-línguas, adivinhas - Trabalhos escolares - Smartkids
Link 2 - ADIVINHAÇÕES FOLCLÓRICAS | Donna40's Weblog
Link 3 - VARAL DO FOLCLORE: ADIVINHAS
Crendices Populares
Link 1 - Crendices populares - Terra
Link 2 - Portal do Professor - Crendices e Superstições do Folclore Brasileiro

3º Trimestre
Impressionismo


Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

Elementos formais: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço 
Conteúdos: brincadeiras, costumes, jogos e festas (ciranda, frevo, boi-bumbá, entre outras). 
Gêneros: catira, fandango, maracatu, entre outras. 

Elementos Musicais: melodia, ritmo e harmonia. 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração. 
Conteúdos: cantigas de roda das diversas regiões do país e músicas dirigidas ao público infantil com intérpretes da MPB. 
Gêneros: música popular, erudita, étnica. 

Elementos formais: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros 
Conteúdos: textos e roteiros relacionados com festas folclóricas, aniversário, casamento e outros eventos relacionados ao cotidiano do aluno. 
Gêneros: Teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras, performance, entre outros.

4. Artes Visuais: Forma** 
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor 
Conteúdos: arte rupestre e história da escrita. 
Gêneros: paisagem, pintura de gênero (cenas do cotidiano)



As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Arte para o 1º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional

Muitas proposições podem ser feitas acerca das Artes no ensino fundamental.

No 1º ano, os alunos estão aptos a fazer descobertas do mundo que os cerca. Cores, formas, movimentos, sensações são estímulos que devem ser apresentados aos pequenos para o amadurecimento psicológico, estético e de motricidade.

Falando de escola, os alunos em Araucária tem a oportunidade de conhecer as linguagens da Arte, organizadas no currículo em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

As atividades podem ter caráter híbrido, ou seja, fazendo uso das 4 linguagens das artes em um determinado tema.  Desta forma é possível contextualizar o objeto de estudo (ou objeto artístico) diversificando as atividades (práticas educativas e fazeres) sem que o aluno tenha prejuízo na aquisição de saberes.

Na rede, no 1º ano deverá ser oportunizada a aprendizagem sobre:

1º Trimestre
Arte na Pré-história
   - Sugestão de Encaminhamentos didáticos: Portal do Professor
   - Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/pre-historia-brasileira/

Relação interdisciplinar com RMD/Literatura
- Lenga-lenga
   - http://culturapopular.no.sapo.pt/lengas/lengas1.htm
- Parlenda
   - http://brinquedoteca.net.br/?page_id=65
- Quadrinha
  - http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br/2009/08/linguagem-36-quadrinhas.html

2º Trimestre
Idade Média

Relação interdisciplinar com RMD/Literatura
Autores sugeridos: Eva Furnari

Sugestão de leitura:
Reencantando a infância com cantigas, brincadeiras e diversão.pdf

- Cantiga de Roda
   - Cantigas Infantis - letras clique aqui
   - Origem na Cultura Portuguesa

Renato Teixeira - Peixe Vivo
Canal: Figura 2000, Fonte: YouTube

Os pequerruchos - O Cravo e a Rosa - DVD na Fazenda
Canal: Os Pequerruchos, Fonte: YouTube

Roda Pião
Canal: Bons Tempos de Criança, Fonte: YouTube

- Fábula
   - Fábulas na internet: http://www.mensagenscomamor.com/fabulas
   - Fábulas de Monteiro Lobato: http://contobrasileiro.com.br/tag/fabula-de-monteiro-lobato/
   - Fábulas de Esopo: http://pensador.uol.com.br/fabulas_de_esopo/
   - Fábulas de La Fontaine:
Link 1 http://asfabulasdelafontaine.blogspot.com.br/
Link 2 http://pensador.uol.com.br/fabulas_de_jean_de_la_fontaine/
Link 3 baixar livro em .pdf
Outros links:


- Trava-língua
   - Exemplos: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22


3º Trimestre
Arte Brasileira
   - Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/rituais-indigenas/
   - Arte Indígena: Pintura, Cerâmicas e Plumagem: http://www.museudoindio.org.br/arte-indigena-pinturas-ceramicas-e-plumagem/
Arte Naïf
Modernismo




Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

Elementos: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço 
Conteúdos: brincadeiras, costumes, jogos e festas (ciranda, frevo, boi-bumbá, boi de mamão, entre outras).

Elementos da Música: melodia, ritmo e harmonia. 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração. 
Conteúdos: cantigas de roda das diversas regiões do país e músicas dirigidas ao público infantil com intérpretes da MPB. 
Gêneros: música popular, erudita, folclórica, contemporânea. 

Elementos formais: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros 
Conteúdos: textos e roteiros relacionados com festas folclóricas, aniversário, casamento e outros eventos relacionados ao cotidiano do aluno. 
Gêneros: Teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras, entre outros.

4. Artes Visuais: Forma** 
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor
Conteúdos: arte rupestre e história da escrita.
Gêneros: retrato, pintura de gênero (cenas do cotidiano), natureza-morta.


As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Arte para o 8º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 8º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR), são:

1º Trimestre
Neoclassicismo
   - Pintura Acadêmica no Brasil - Jogo On Line (Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br)
   - Documentário History Channel: Construindo um Império: Napoleão (43'55")

Romantismo
Realismo
Impressionismo

2º Trimestre
Expressionismo
Fauvismo
Cubismo

3º Trimestre
Arte Moderna Brasileira
Arte Naïf
Arte Africana e Indígena 
   - Museu do Índio link 1
   - Funai link 2
   - Ministério Público do Estado do Paraná link 3

Outros vídeos (Materiais Complementares)
- Documentários History Channel e outros Canais:
   - Maravilhas Modernas: Grandes Invenções (45'59")
   - Maravilhas Modernas: Thomas Edison - História da Luz Elétrica (45'54")
   - Documentário dublado física: Nikola Testa, o mestre dos raios (51'12")
   - Maravilhas Modernas: o Rádio (46'48")
   - Maravilhas Modernas: Vidro (45'14")
   - Maravilhas Modernas: a Tinta (43'34")
   - Maravilhas Modernas: Criação dos Motores (parte 1, 44'34")

Na prática educativa em Arte se considera a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

Dança: Movimento*
Elementos: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço;
Gêneros: dança erudita, antiga, folclórica, popular e contemporânea.

Música: Som*
Elementos da Música: melodia, ritmo e harmonia;
Elementos Sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração;
Gênero: popular, erudita, étnica.

Teatro: Representação*
Elementos: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros;
Gêneros: teatro do absurdo, do oprimido e naturalista.

Artes Visuais: Forma*
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor;
Gêneros: paisagem, natureza morta, retrato, cenas do cotidiano.


As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Arte para o 7º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 7º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:

1º Trimestre
Idade Média
-  Arte Bizantina
   - Documentário History Channel: Construindo um Império: Bizâncio (44')
-  Arte Românica
-  Arte Gótica

Outras vídeos (Material Complementar):
- Documentários History Channel:
   - Cidades Ocultas: Subterrâneos Secretos da Capadócia (44'50")
   - As Cruzadas: a Primeira Cruzada (1h31'29")
   - As Cruzadas: a Segunda e Terceira Cruzadas (1h32'37")
   - As Cruzadas: a Meia Lua e a Cruz (1h31')
   - Quando os Mouros Dominaram a Europa - Legendado (1h39'34") (aplica o Número Áureo na arquitetura)
   - A Peste Negra (1h30'20")
   - Mundos Perdidos: Os Vikings (42'26")

2º Trimestre
Renascimento
Arte Brasileira (do Descobrimento do Brasil ao Barroco)
Barroco Europeu
Rococó

Materiais Complementares:
   - Documentário History Channel: Construindo um Império: Napoleão (43'55")

3º Trimestre
Arte Africana e Indígena
Arte Oriental
Arte Popular



Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

Dança: Movimento*
Elementos: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço;
Gêneros: dança erudita, antigas, folclórica, popular e contemporânea.

Música: Som*
Elementos da Música: melodia, ritmo e harmonia;
Elementos Sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração;
Gênero: erudita (de câmara), sacra, étnica.

Teatro: Representação*
Elementos: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros;
Gêneros: commedia dell’arte e elizabetano.

Artes Visuais: Forma*
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor;
Gêneros: cenas do cotidiano, natureza morta, paisagem.


As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Arte para o 6º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(Em atualização constante)

Na prática educativa em Arte se considera a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. Os conteúdos sugeridos para serem trabalhados no 6º Ano do ensino fundamental da disciplina de Arte são:

1º Trimestre
Pré-história
   - Sugestão de Aula do Portal do Professor
   - Documentário History Channel: Stonehenge: Mistério na Pré-história (47'30")
Arte Indígena Brasileira
   - Acesso a Fundação Nacional do Índio - FUNAI: http://www.funai.gov.br/
   - Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/ e, em especial,
     na Pré-história Brasileira: http://www.museudoindio.org.br/pre-historia-brasileira/

2º Trimestre
Antiguidade Egípcia
   - Acesso ao Museu Egípcio e Rosa Cruz, em Curitibahttp://urci.org.br/museuegipcioerosacruz/
   - Documentário History Channel: Construindo um Império: Egito (1h31')
   - Ptfelicitas: Egito Revelado: Vale dos Reis (46'53")
   - Documentário History ChannelEgito Revelado: a Tumba de Alexandre (43'44")
   - Saber mais: Dança no Egito Antigo
Arte Grega e Romana
   - Documentário History Channel: Construindo um Império: Grécia (43'55")
   - Documentário History Channel: Cidades ocultas: a ascensão de Roma (43'15")
   - Ptfelicitas: A Cidade Perdida do Rei Herodes (45'45")
   - Mistérios da Antiguidade: A Biblioteca de Alexandria (46'33") Inglês, não dublado, original sem legenda


Outras vídeos (Material Complementar):
- Documentários History Channel: 
   - Discovery CivilizationCivilizações Perdidas da Mesopotâmia (46'48")
   - Discovery CivilizationNabucodonosor II e o Império Babilônico (41'42")
   - Maravilhas Modernas: Tecnologia Bíblica (42'35")
   - Construindo um Império: os Persas (43'53")
   - Cidades Ocultas: Subterrâneos Secretos da Capadócia (44'50")
- Arte Oriental - outras Civilizações:
   - A Cidade Proibida da China (44'47")
   - A Grande Muralha da China (44'46")
   - Ptfelicitas: Os Guerreiros de Xian (Terracota) (50'02")
   - Ptfelicitas: As misteriosas pirâmides submersas do Japão (42'29")


3º Trimestre
Arte Africana e Afro-brasileira
Arte Brasileira


Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

Dança: Movimento*
Elementos: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço;
Gêneros: dança erudita, antiga, folclórica, popular e contemporânea.

Música: Som*
Elementos da Música: melodia, ritmo e harmonia;
Elementos Sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração;
Gêneros: indígena, popular, étnica, folclórica.

Teatro: Representação*
Elementos: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros;
Gêneros: leitura dramática, tragédia, comédia, tragicomédia, circo, pantomima.

Artes Visuais: Forma*
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor;
Gêneros: retrato, cenas do cotidiano, cenas históricas.


As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Arte para o 9º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(Em atualização constante)

Na prática educativa em Arte se considera a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. Os conteúdos sugeridos para serem trabalhados no 9º Ano do ensino fundamental da disciplina de Arte são:

1º Trimestre
Abstracionismo
Futurismo
Dadaísmo
Surrealismo

2º Trimestre
Pop Art
Op Art
Arte Contemporânea (performance, instalação entre outros a serem citados aqui...)
   - Arte Contemporânea
      - Arte Contemporânea Paranaense
         - Artistas Paranaenses

Arte Conceitual

3º Trimestre
Indústria Cultural (Fotografia, Cinema, Publicidade, Música Engajada, Música Popular Brasileira e outros)
   - Fotografia
      - No Paraná, com Guilherme Glück e Haruo Ohara
   - Cinema
      - Uma maneira irreverente de tratar o Cinema com os alunos no Canal Kids

Intervenção Urbana
Movimento Hip hop: RAP (Rythm And Poetry), Graffiti, Dança de Rua (ou Break Dance), cultura DJ (Disk Jockey)



Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

Elementos: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço;
Gêneros: dança erudita, antigas, folclórica, popular e contemporânea.

Elementos da Música: melodia, ritmo e harmonia;
Elementos Sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração;
Gênero: popular, erudita.

Elementos: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros;
Gêneros: Teatro do absurdo, do oprimido, invisível.

Artes Visuais: Forma*
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor;
Gênero: retrato, paisagem, cenas do cotidiano.



As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!