sexta-feira, 28 de abril de 2017

Pensando em Arte-educação: você já ouviu falar em Acessibilidade e Tecnologia Assistiva?

uso educacional

Conquistas que desencadearam a Educação Inclusiva no mundo


A educação inclusiva é uma realidade nas escolas brasileiras. É direito de nossos alunos ter acesso aos conhecimentos em todas as áreas e sob todos os aspectos, principalmente sociais.

Desde a década de 1990, tem-se discutido a respeito dos direitos das pessoas com deficiência. Para conhecer esse contexto, será apresentada uma linha do tempo sobre os documentos produzidos:
  • 1990 - Declaração Mundial sobre Educação para Todos / Unesco *
  • 1992 - Declaração de Vancouver
  • 1993 - Declaração de Santiago
  • 1993 - Declaração de Maastricht
  • 1993 - Declaração de Manágua
  • 1993 - Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência *
  • 1993 - Inclusão Plena e Positiva de Pessoas com Deficiência em Todos os Aspectos da Sociedade*
  • 1994 - Declaração de Salamanca e Linhas de Ação sobre Educação para Necessidades Especiais / Unesco
  • 1999 - Carta para o Terceiro Milênio
  • 1999 - Declaração de Washington
  • 1999 - Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência (Convenção de Guatemala) / Organização dos Estados Americanos (OEA)
  • 2000 - Declaração de Pequim
  • 2000 - Declaração de Manchester sobre Educação Inclusiva
  • 2001 - Classificação Internacional Funcionalidade, Deficiência e Saúde (CIF) / Organização Mundial da Saúde (OMS), que substitui a Classificação Internacional de Impedimentos, Deficiências e Incapacidades / OMS, de 1980
  • 2002 - Declaração Internacional de Montreal sobre Educação Inclusiva
  • 2002 - Declaração de Madri
  • 2002 - Declaração de Sapporo
  • 2002 - Declaração de Caracas
  • 2003 - Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência / ONU
  • 2003 - Declaração de Kochi
  • 2003 - Declaração de Quito
  • 2004 - Declaração Mundial sobre Deficiência Intelectual
* Documentos do Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU)

O objetivo de mostrar a sequência dos fatos é apresentar a importância das nossas conquistas. A Legislação Brasileira tem feito esforços para pô-las em prática. 

...E a acessibilidade?

Atualmente este termo se amplia, da mesma forma que a tecnologia. Tem-se tratado também de acessibilidade virtual, que se refere ao acesso aos meios eletrônicos computacionais, e de acessibilidade sociodigital, com maiores indicações de responsabilidade social.

Como esse tema se estende e ganha espaço todos os dias, a intenção é "provocar" para a leitura do livro digital de acesso público: 


Tecnologia Assistiva

É um conjunto de recursos e serviços que contribuem para que pessoas com deficiência possam ampliar suas habilidades funcionais. Existe um universo de descobertas que pode iniciar pela curiosidade e conduzir ao engajamento social.

Outra sugestão de acesso é a homepage Tecnologia Assistiva. Tem autorização das autoras para acesso e reprodução dos conteúdos e com certeza contribuirão muito para profissionais de todas as áreas, principalmente da Educação e da Saúde.


Obtenha materiais adaptados também no site Mais Diferenças, clicando aqui.

Até o próximo post!


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A Arte de volta em 2017!


Olá, Professores e colegas

Dia 6 de fevereiro é uma data especial, o dia em que nossos alunos estarão empolgados para conhecer (ou reencontrar) o(a) professor(a) de Arte!

Estarão muito animados, porque também encontrarão seus amigos... Muitos que deixaram de há tempos (no pensamento deles, claro!)

E essa saudade quererão "matar" de uma vez só! (Já sei o que você pensou: "Hum, sobrou para o(a) Prof conter tanta animação...")

Pois é... Somos abençoados com o Dom de Ensinar.
Então... Para reacender a fagulha que nos motiva:

O que é Arte???

aguardo seus comentários, heim!? ;)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Então é Natal... Algumas ideias para o Fazer Artístico


São infinitas as atividades que podem ser realizadas nas aulas de Arte (e não somente nelas!)

Navegando pela internet, encontramos várias possibilidades de exploração de materiais recicláveis ou não. Vamos às dicas??!!!

- Anjinhos de Papel para Enfeite de Natal

- Árvore de Natal com tecido e fibra siliconada  (bônus: estrela de origami, mini-árvore de tecido sobre baldinho)
- Árvore de Natal com materiais alternativos (3 modelos)

- Capas para Celular

- Guirlanda, Árvore de Natal e Enfeite de Garrafa PET

- Enfeites diversos para o Natal (em inglês)

- Reuso e reciclagem de materiais (1)
- Reuso e reciclagem de materiais (2-Pacotes)

Esperamos suas sugestões, envie nos comentários!

Homenagem a Ferreira Gullar (1930-2016)

(Uso Educacional)

O dia 4 de dezembro (domingo) foi marcado por mais uma saudade. Ferreira Gullar nos deixou com sua trajetória fantástica entre as artes e a literatura.

o cão vê a flor 
                 a flor é vermelha 

anda para a flor 
                  a flor é vermelha 

passa pela flor 
                  a flor é vermelha 

(GULLAR, 1991, p. 106)


Artigo: "Do concretismo ao neoconcretismo: dissidência poética de Ferreira Gullar", por Ana Maria Quirino (IFES)


Leia mais sobre Poesia Concreta, aqui.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Conhecendo Museus: uma coleção para ser usada na sala de aula

(Uso educacional)


"A memória é indispensável para a criação de futuros (...)

Desta forma inicia o texto da coleção produzida em parceira pelo Sistema Brasileiro de Museus, Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM (Ministério da Cultura|Ministério da Educação).

Os kits iniciais continham dvds e livretos explicativos. Atualmente (01/12/2016), os episódios estão da quarta temporada e são apresentados pela TV Brasil. Conforme do sítio oficial: 

A nova temporada será dividida em quatro grandes eixos temáticos, que abordarão a literatura e personagens ilustres brasileiras; imagem, som e comunicações; moda e gastronomia; e ciência e tecnologia, num total de 60 episódios.

São os conteúdos dos primeiros volumes:   (leia mais sobre indicações de filmes e leitura, abaixo!)

- Volume I
- Volume II
- Volume III
- Volume IV 
   - Museu Histórico Abílio Barreto (link com acesso também para outros museus)
- Volume V

Embora não estejam indicados museus do estado do Paraná nos episódios iniciais, podemos ampliar as pesquisas pela internet.

Os livretos trazem orientações didáticas dos materiais e indicações de livros e filmes para consulta e trabalho com os alunos. Alguns são:

Filmes: 
Baile Perfumado, direção de Paulo Caldas e Lírio Ferreira (1996)
- filme proibido durante o governo de Getúlio Vargas, que retrata o cotidiano do bando do cangaceiro Lampião
Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, direção de Carla Camurati (1995)
- chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808
Gaijin - Os caminhos da liberdade, direção da cineasta nipo-brasileira Tizuka Yamasaki (1980)
- trata da vinda de uma família japonesa para o Brasil para trabalhar em uma fazenda de café
Os Anos JK - Uma trajetória Política, direção de Sílvio Tendler (1980)
- conta a trajetória do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek
Xica da Silva, direção de Carlos Diegues (1976)
- biografia de Xica da Silva, de escrava a primeira dama negra influente de nossa história
Vida de Meninadireção de Beto Manieri (2004)
- diário de Helena Morley, retrata a época do fim da escravatura no Brasil e da instauração da República pelos olhos de uma adolescente

Livros Recomendados:
BAUMAN, Zigmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
CANCLÍNI, Nestor. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003.
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política social. São Paulo: Iluminuras, 1997.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.

O apanhador de sonhos, de Troon Harrison. Editora Brink-Book. SP.
O viajante, de Daren Simkin. Editora Objetiva. RJ.
O ministério do tempo, de Silvana Tavano. Editora Callis. SP.

Lista de Museus | Endereços Virtuais
No Brasil:
Museu de Arte Contemporânea de Niterói www.macniteroi.com.br
Museu Nacional  de Belas Artes www.mnba.gov.br
Museu Lasar Segall www.museusegall.org.br
Museu da Língua Portuguesa www.museudalinguaportuguesa.org.br
Instituto Tomie Ohtake www.institutotomieohtake.org.br
Pinacoteca do Estado www.pinacoteca.org.br
Museu Victor Meirelles www.museuvictormeirelles.org.br
Museus Castro Maya www.museuscastromaya.com.br 

No mundo:
Museu do Prado (Espanha) www.museodelprado.es
Museu do Louvre (França) www.louvre.fr
Museu de Arte Contemporânea de Sydney (Austrália) www.mca.au
Museu de Arte de Hong Kong (China) www.lcsd.gov.hk
The Metropolitan Museum of Art (EUA) www.metmuseum.org
Museu de Arte Moderna - Moma Nova York (EUA) www.moma.org
British Museum de Londres www.britishmuseum.org


Outras Publicações do IBRAM em formato .pdf estão disponíveis no endereço http://www.museus.gov.br/ibram-publicacao/

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Material de apoio do Livro Didático Arte 2017 (Editora FTD) está disponível para profissionais da Rede de Araucária

Uso Educacional


Em reunião, os professores da disciplina de Arte da rede municipal de ensino de Araucária (Fundamental/Anos Finais), escolheram em consenso Coleção Por Toda pARTE, da editora FTD participante do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - 2017.

Estas coleções são acompanhadas de objetos digitais. Para auxiliar ao acesso desses complementos, estamos disponibilizando os links:

Guia de orientações para resultados

Recursos para o Professor: Áudios (dos CDs)
- 6º Ano
- 7º Ano
- 8º Ano
- 9º Ano

Vídeo com o Autor


quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Autora Solange Utuari encerra ciclo de encontros dos professores de Arte/2016, em Araucária, Paraná

Uso Educacional

O último encontro do ciclo de formações continuadas do ano de 2016 foi enriquecido com a fala da autora da coleção Por toda PArte (Editora FTD), a professora Solange Utuari. A coleção foi selecionada pelos professores da rede municipal sob critérios de análise previamente discutidos e oferecida conforme Editais do MEC através do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2017.

Nesta quarta-feira (21/09), os temas tratados foram a conclusão das revisões do Planejamento Referencial da disciplina para os Anos Finais do Ensino Fundamental e as interações do currículo com o livro didático.

No encontro, também foram demonstradas as relações entre a obra e o ensino de Arte, consolidando a importância da mediação do professor e das práticas artísticas dos alunos.

"O professor não é aquele que dá aulas,
mas aquele que propõe
percursos poéticos estéticos,
artísticos e educativos."
(Solange Utuari)

Os professores tiveram a oportunidade de conversar sobre a coleção, conhecer a abordagem do materiais e a flexibilidade dos percursos propostos pelos demais autores sobre os artistas e linguagens contemporâneas das artes.

Aguardaremos o recebimento dos livros do programa pela rede de ensino, desejosos de que nossos alunos possam usufruir do material.

Importante lembrar...

"A arte existe porque a vida não basta". 
(Ferreira Gullar, 2010)