segunda-feira, 21 de agosto de 2017

22 de Agosto: Dia do Folclore... Entre Sacis e Iaras


O Dia do Folclore no Brasil foi instituído pelo Decreto N. 56.747/1965. O texto explica quais são os elementos considerados fundamentais para o Ensino.

Para festejar o Dia do Folclore, gostaria de indicar a postagem anterior sobre o folclorista paranaense Inami Custódio Pinto e seu trabalho. Acesse ao link.

http://arteemaraucaria.blogspot.com.br/2016/02/inami-custodio-pinto-1930-2014.html?m=1

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Arte para que?

Olá, amigos e amigas!

Todas as turmas em que inicio as aulas de Artes, busco apresentar a técnica do Desenho de uma maneira simples para que todos possam representar o mundo sem o tradicional "medo de riscar o papel".

Compreender que o risco sobre o papel é uma forma artística de expressão nos leva a um caminho de total liberdade!

Muitos antes de mim (... e muitos, mesmo!) tentaram organizar os modos de ensinar Arte. O melhor exemplo que posso citar é a escola de Artes e Ofícios alemã do século XX, a Bauhaus.

Esquema do programa de ensino da Bauhaus.
Fonte: WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989. p.88. 

O esquema acima demonstra que Arte vai além de expressão e de beleza. Vale a pena acompanhar as postagens deste blog e conhecer as novidades que virão! 

Tem alguma dúvida, gostaria de fazer alguma sugestão ou comentário... Poste abaixo!

Vida longa para as Artes e seus usos! Até breve...

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Pensando em Arte-educação: você já ouviu falar em Acessibilidade e Tecnologia Assistiva?

uso educacional

Conquistas que desencadearam a Educação Inclusiva no mundo


A educação inclusiva é uma realidade nas escolas brasileiras. É direito de nossos alunos ter acesso aos conhecimentos em todas as áreas e sob todos os aspectos, principalmente sociais.

Desde a década de 1990, tem-se discutido a respeito dos direitos das pessoas com deficiência. Para conhecer esse contexto, será apresentada uma linha do tempo sobre os documentos produzidos:
  • 1990 - Declaração Mundial sobre Educação para Todos / Unesco *
  • 1992 - Declaração de Vancouver
  • 1993 - Declaração de Santiago
  • 1993 - Declaração de Maastricht
  • 1993 - Declaração de Manágua
  • 1993 - Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência *
  • 1993 - Inclusão Plena e Positiva de Pessoas com Deficiência em Todos os Aspectos da Sociedade*
  • 1994 - Declaração de Salamanca e Linhas de Ação sobre Educação para Necessidades Especiais / Unesco
  • 1999 - Carta para o Terceiro Milênio
  • 1999 - Declaração de Washington
  • 1999 - Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência (Convenção de Guatemala) / Organização dos Estados Americanos (OEA)
  • 2000 - Declaração de Pequim
  • 2000 - Declaração de Manchester sobre Educação Inclusiva
  • 2001 - Classificação Internacional Funcionalidade, Deficiência e Saúde (CIF) / Organização Mundial da Saúde (OMS), que substitui a Classificação Internacional de Impedimentos, Deficiências e Incapacidades / OMS, de 1980
  • 2002 - Declaração Internacional de Montreal sobre Educação Inclusiva
  • 2002 - Declaração de Madri
  • 2002 - Declaração de Sapporo
  • 2002 - Declaração de Caracas
  • 2003 - Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência / ONU
  • 2003 - Declaração de Kochi
  • 2003 - Declaração de Quito
  • 2004 - Declaração Mundial sobre Deficiência Intelectual
* Documentos do Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU)

O objetivo de mostrar a sequência dos fatos é apresentar a importância das nossas conquistas. A Legislação Brasileira tem feito esforços para pô-las em prática. 

...E a acessibilidade?

Atualmente este termo se amplia, da mesma forma que a tecnologia. Tem-se tratado também de acessibilidade virtual, que se refere ao acesso aos meios eletrônicos computacionais, e de acessibilidade sociodigital, com maiores indicações de responsabilidade social.

Como esse tema se estende e ganha espaço todos os dias, a intenção é "provocar" para a leitura do livro digital de acesso público: 


Tecnologia Assistiva

É um conjunto de recursos e serviços que contribuem para que pessoas com deficiência possam ampliar suas habilidades funcionais. Existe um universo de descobertas que pode iniciar pela curiosidade e conduzir ao engajamento social.

Outra sugestão de acesso é a homepage Tecnologia Assistiva. Tem autorização das autoras para acesso e reprodução dos conteúdos e com certeza contribuirão muito para profissionais de todas as áreas, principalmente da Educação e da Saúde.


Obtenha materiais adaptados também no site Mais Diferenças, clicando aqui.

Até o próximo post!


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A Arte de volta em 2017!


Olá, Professores e colegas

Dia 6 de fevereiro é uma data especial, o dia em que nossos alunos estarão empolgados para conhecer (ou reencontrar) o(a) professor(a) de Arte!

Estarão muito animados, porque também encontrarão seus amigos... Muitos que deixaram de há tempos (no pensamento deles, claro!)

E essa saudade quererão "matar" de uma vez só! (Já sei o que você pensou: "Hum, sobrou para o(a) Prof conter tanta animação...")

Pois é... Somos abençoados com o Dom de Ensinar.
Então... Para reacender a fagulha que nos motiva:

O que é Arte???

aguardo seus comentários, heim!? ;)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Então é Natal... Algumas ideias para o Fazer Artístico


São infinitas as atividades que podem ser realizadas nas aulas de Arte (e não somente nelas!)

Navegando pela internet, encontramos várias possibilidades de exploração de materiais recicláveis ou não. Vamos às dicas??!!!

- Anjinhos de Papel para Enfeite de Natal

- Árvore de Natal com tecido e fibra siliconada  (bônus: estrela de origami, mini-árvore de tecido sobre baldinho)
- Árvore de Natal com materiais alternativos (3 modelos)

- Capas para Celular

- Guirlanda, Árvore de Natal e Enfeite de Garrafa PET

- Enfeites diversos para o Natal (em inglês)

- Reuso e reciclagem de materiais (1)
- Reuso e reciclagem de materiais (2-Pacotes)

Esperamos suas sugestões, envie nos comentários!

Homenagem a Ferreira Gullar (1930-2016)

(Uso Educacional)

O dia 4 de dezembro (domingo) foi marcado por mais uma saudade. Ferreira Gullar nos deixou com sua trajetória fantástica entre as artes e a literatura.

o cão vê a flor 
                 a flor é vermelha 

anda para a flor 
                  a flor é vermelha 

passa pela flor 
                  a flor é vermelha 

(GULLAR, 1991, p. 106)


Artigo: "Do concretismo ao neoconcretismo: dissidência poética de Ferreira Gullar", por Ana Maria Quirino (IFES)


Leia mais sobre Poesia Concreta, aqui.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Conhecendo Museus: uma coleção para ser usada na sala de aula

(Uso educacional)


"A memória é indispensável para a criação de futuros (...)

Desta forma inicia o texto da coleção produzida em parceira pelo Sistema Brasileiro de Museus, Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM (Ministério da Cultura|Ministério da Educação).

Os kits iniciais continham dvds e livretos explicativos. Atualmente (01/12/2016), os episódios estão da quarta temporada e são apresentados pela TV Brasil. Conforme do sítio oficial: 

A nova temporada será dividida em quatro grandes eixos temáticos, que abordarão a literatura e personagens ilustres brasileiras; imagem, som e comunicações; moda e gastronomia; e ciência e tecnologia, num total de 60 episódios.

São os conteúdos dos primeiros volumes:   (leia mais sobre indicações de filmes e leitura, abaixo!)

- Volume I
- Volume II
- Volume III
- Volume IV 
   - Museu Histórico Abílio Barreto (link com acesso também para outros museus)
- Volume V

Embora não estejam indicados museus do estado do Paraná nos episódios iniciais, podemos ampliar as pesquisas pela internet.

Os livretos trazem orientações didáticas dos materiais e indicações de livros e filmes para consulta e trabalho com os alunos. Alguns são:

Filmes: 
Baile Perfumado, direção de Paulo Caldas e Lírio Ferreira (1996)
- filme proibido durante o governo de Getúlio Vargas, que retrata o cotidiano do bando do cangaceiro Lampião
Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, direção de Carla Camurati (1995)
- chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808
Gaijin - Os caminhos da liberdade, direção da cineasta nipo-brasileira Tizuka Yamasaki (1980)
- trata da vinda de uma família japonesa para o Brasil para trabalhar em uma fazenda de café
Os Anos JK - Uma trajetória Política, direção de Sílvio Tendler (1980)
- conta a trajetória do presidente brasileiro Juscelino Kubitschek
Xica da Silva, direção de Carlos Diegues (1976)
- biografia de Xica da Silva, de escrava a primeira dama negra influente de nossa história
Vida de Meninadireção de Beto Manieri (2004)
- diário de Helena Morley, retrata a época do fim da escravatura no Brasil e da instauração da República pelos olhos de uma adolescente

Livros Recomendados:
BAUMAN, Zigmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
CANCLÍNI, Nestor. A globalização imaginada. São Paulo: Iluminuras, 2003.
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política social. São Paulo: Iluminuras, 1997.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999.

O apanhador de sonhos, de Troon Harrison. Editora Brink-Book. SP.
O viajante, de Daren Simkin. Editora Objetiva. RJ.
O ministério do tempo, de Silvana Tavano. Editora Callis. SP.

Lista de Museus | Endereços Virtuais
No Brasil:
Museu de Arte Contemporânea de Niterói www.macniteroi.com.br
Museu Nacional  de Belas Artes www.mnba.gov.br
Museu Lasar Segall www.museusegall.org.br
Museu da Língua Portuguesa www.museudalinguaportuguesa.org.br
Instituto Tomie Ohtake www.institutotomieohtake.org.br
Pinacoteca do Estado www.pinacoteca.org.br
Museu Victor Meirelles www.museuvictormeirelles.org.br
Museus Castro Maya www.museuscastromaya.com.br 

No mundo:
Museu do Prado (Espanha) www.museodelprado.es
Museu do Louvre (França) www.louvre.fr
Museu de Arte Contemporânea de Sydney (Austrália) www.mca.au
Museu de Arte de Hong Kong (China) www.lcsd.gov.hk
The Metropolitan Museum of Art (EUA) www.metmuseum.org
Museu de Arte Moderna - Moma Nova York (EUA) www.moma.org
British Museum de Londres www.britishmuseum.org


Outras Publicações do IBRAM em formato .pdf estão disponíveis no endereço http://www.museus.gov.br/ibram-publicacao/