O dia 19 de abril é marcado por uma comemoração a cultura indígena. Claro que não reduz a responsabilidade da cultura ocidental europeia na redução da qualidade e da população indígena, mas tem o objetivo de recuperar a valorização do autêntico povo brasileiro.
Na função de resgatar essa data, propus aos alunos da Escola JK a exploração da técnica do desenho e do lápis de cor nessa temática.
Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)
Os conteúdos previstos para o ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:
Arte Brasileira Arte Rupestre e Primitiva (além da Arte na Pré-História)
Outros povos sofreram com a chegada do europeu no século XVI. Arte Pré-colombiana: - Asteca - Documentário History Channel: Construindo um Império: os Astecas (44'36") - Maia - Inca
Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:
1. Dança: Movimento** Elementos formais: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço Conteúdos: brincadeiras, costumes, jogos e festas (ciranda, frevo, boi-bumbá, entre outras). Gêneros: samba, forró, maxixe, baião, xote, xaxado, entre outras.
2. Música: Som** Elementos Musicais: melodia, ritmo e harmonia Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração. Conteúdos: cantigas de roda das diversas regiões do país e músicas dirigidas ao público infantil com intérpretes da MPB. Gêneros: música popular, erudita, étnica. 3. Teatro: Representação** Elementos formais: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros Conteúdos: textos e roteiros relacionados com festas folclóricas, aniversário, casamento e outros eventos relacionados ao cotidiano do aluno. Gêneros: Teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras, entre outros.
Seis diretrizes para orientar a uma vida extraordinária, rica em honestidade, ética e moral:
1 CONFIANÇA
As pessoas acreditarão no seu potencial se você mesmo o fizer
2 PERSEVERANÇA
Não importa o quanto tenha se esforçado antes, encontre energia para continuar tentando
3 AMOR-PRÓPRIO
Amor-próprio é um compromisso com você mesmo e com sua família
4 DETERMINAÇÃO
Aprenda sempre com suas vitórias e preste atenção com o que os reveses tem a ensinar
5 DESTEMOR
O medo está sempre presente na estrutura daquilo que se constrói, faz parte da execução de algo sólido. Poderíamos também chamar de prudência...
6 FOCO
Você é livre para ser quem quiser, mas terá que se empenhar para que isso aconteça.
Extraído do Livro Seis Lições para os meus filhos, de Joe Massegale e David Clow*
* Editora Larousse do Brasil, São Paulo, 2007. Tradução de Adriana de Oliveira. Créditos aos autores.
Livro: Dançando na luz, Rio de Janeiro: Record, 1987, p. 37
O texto abaixo é resultado da "coleção" de trechos importantes do curso oferecido no programa Profuncionário (Brasil, MEC, 2006). Tem o objetivo de auxiliar estudante e profissionais que necessitem de algumas definições básicas sobre a linguagem audiovisual, também algumas indicações de livros e filmes. Ao final, faça seus comentários para que possamos aprimorar esta publicação. Um abraço!
A linguagem audiovisual é feita da junção de elementos de duas naturezas: sonoros e visuais. (Brasil, 2006, p.16) A narrativa podem ser comédia, drama, ficção, documentário, policial, suspense, terror, western, romance. (Brasil, 2006, p.22-23)
"Os audiovisuais participam desse grande motor que é a indústria cultural. (...) A terminologia "indústria cultural" surge no âmbito dos estudos críticos da Escola de Frankfurt. (...) São os frutos e os processos de comunicação de veiculação de massa e contribuem para o estabelecimento de uma certa oposição entre a cultura popular, de massa e a erudita." (Brasil, 2006, p.22-24)
Contextualização Histórica
Nos anos 1930, um decreto presidencial criou facilidade para a produção do cinema educativo no Brasil. Um dos filmes importantes desse período do Instituto Nacional do Cinema Educativo (INCE - fundado por Edgard Roquete Pinto, antropólogo, cientista e professor) é O Descobrimento do Brasil, dirigido por Humberto Mauro, com música de Heitor Villa-Lobos.
Em 1965, o Brasil entrou na era espacial quando adquiriu um satélite de comunicações , fato que ampliou consideravelmente a capacidade de transmissão de sinais de televisão e telefonia naquela época. (Brasil, 2006, p.35)
Quatro anos depois, após relatório produzido por pesquisadores da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE, fundada em 1966, três anos antes do CNPq), aprovou-se o Projeto SACI (Sistema Avançado de Comunicações Interdisciplinares) que propunha resolver o problema da educação popular pela tele e radiodifusão. Este recurso é chamado de instrução programada.
"A instrução programada, um tipo de ensino centrado no aluno, estava muito em moda nessa época. Trata-se da aplicação dos estudos do psicólogo americano Burrhus Frederic Skinner, que propalava a eficiência do reforço positivo e de máquinas de ensinar, suas mais conhecidas aplicações educacionais." (Brasil, 2006, p.36)
Glossário da Linguagem Audiovisual
Continuidade Puxa o fio dos acontecimentos e permite que os espectadores n]ao se percam na história.
Importância da Trilha Sonora: Som, silêncio e a fala, os diálogos e monólogos, compõem o que chamamos em linguagem audiovisual de trilha sonora. (Brasil, 2006, p.60) Banda Sonora é o som no filme e na televisão. (Brasil, 2006, p.60) A música é decisiva numa trilha sonora. O tema musical sempre guarda relação com alguns personagens ou situações que se repetirão ao longo do audiovisual constituindo assim um fio condutor da história. (Brasil, 2006, p.61)
Iluminação Técnica(Brasil, 2006, p.58)
Luz baixa posiciona-se no chão ou em planos inferiores ao objeto, pessoa ou cena.
Luz Frontal constrói imagens claras, sem relevo, contraste e profundidade. Fica uma fotografia chapada.
Iluminação Lateral deixa o assunto fotografado muito escurecido em um lado e muito iluminado no outros. As imagens ficam como silhuetas quando o assunto principal está posicionado em local com menos luz no fundo.
Mensagem subliminar é aquela que se utiliza da chamada arte da persuasão inconsciente. Propaganda subliminar é sempre transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Nesse exemplo que damos da bandeira nos filmes, no fundo do cenário, enquanto outros personagens desempenham seus papeis em primeiro plano. A absorção desse tipo de informação acontece no nosso subconsciente, ela é captada e assimilada sem a barreira do consciente. (Brasil, 2006, p.32)
Planos Definição na linguagem do Cinema: Plano é a unidade mínima da narrativa cinematográfica, expressa um ponto de vista. Por isso chamamos de plano o registro que é feito que é feito do momento em que o botão de filmagem é acionado e inicia a gravação e o momento em que se para de filmar ou gravar (Brasil, 2006, p.63)
Plot é o núcleo central da ação dramática, é que interliga as personagens pro meio de problemas, conflitos, intrigas, paixões, ódios, rancores, amores. (Brasil, 2006, p.60)
"Quando filmes são projetados é como se o passado e o presente fossem fundidos no tempo da projeção. Toda projeção é sempre no presente. Também sabemos que muitos estágios da nossa e de outras civilizações são coletâneos. As imagens e sons que temos em película e em meios eletrônicos sugerem que muitas outras manifestações da cultura ainda são possíveis, estão por acontecer e por serem registradas.
Há toda uma história a ser contada, imagens a serem mostradas, sons a serem ouvidos, de um país que pulsa em inúmeras expressões de vida e manifestações culturais. Alfabetizar, como acesso ao mundo da escrita, deve ser entendido também como alfabetizar na linguagem audiovisual, aprende a ler o mundo por meio das imagens e das palavras, isso sugere uma compreensão da cultura e do sentindo de liberdade que envolve casa ato humano, individual ou coletivo." (BRASIL, 2006, p.69-70)
"(...) o filme está sempre no presente, mesmo quando procura retratar histórias acontecidas em tempos remotos. Assim, o cinema inaugura uma maneira nova de estar e de olhar para o mundo e, mais ainda, estabelece uma nova forma de inteligibilidade. Depois do cinema, as pessoas passaram a contar com um instrumento poderoso de conhecimento do mundo, de si próprias, do comportamento humano, de lugares, de situações, da história. Jamais o homem esteve tão exposto com todas as suas virtudes e mazelas como no cinema." (Brasil, 2006, p. 82)
Referência bibliográfica
COUTINHO, Laura Maria. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem. 60 horas. Brasília: Universidade de Brasília 2006. [BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Profuncionário. Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação. ISBN 85-86290-79-3]
Sugestões de Livros:
Câmera Clara, de Michel Lahud (1993).
COUTINHO, L. M. O estúdio de televisão e a educação da memória. 2003.
O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação, de Flávia Cesarino Costa (1995)
O último suspiro, de Luis Buñuel (1982).
Indicações de Filmes:
A corrente do bem (2000). Temática: a escola retratada pelo cinema.
A velha a fiar, de Humberto Mauro.
Filme sonoro, de 35mm, 6 min com temática do folclore, música de Aldo Taranto e cantada pelo trio Irakitan. Documentário abaixo.
Abril despedaçado (Brasil, 2000). Temática: rodado no interior da Bahia, inspirado no livro do albanês Ismael Kadaré, o filme retrata a luta entre famílias, uma vendeta e o compromisso dos filhos em seguir o mesmo caminho dos pais. Atenção à indicação de censura: o espírito de vingança entre as famílias do nordeste brasileiro é provocado por uma série de assassinatos, os quais são percebidos nos muitos momentos de silêncios que o filme mostra.
Adeus Meninos (1987). Temática: a escola retratada pelo cinema. Crítica, abaixo.
Cena de despedida de Adeus, Meninos. (abaixo)
Conrack (1974). Temática: a escola retratada pelo cinema.
Parte 1/4
Parte 2/4
Parte 3/4
Parte 4/4 - Final
Metrópolis, de Fritz Lang. Temática: trabalho, homens, máquinas.
Meu mestre, Minha vida (EUA, 1989). Direção: John G. Avildsen. Temática: Recursos Sons/Silêncio (pausas) trata "a redenção da escola pobre, do bairro ainda mais pobre,(...) na qual os alunos estavam reféns de traficantes, vândalos e toda a sorte de bandidos e, pera intervenção de um novo diretor com métodos nada convencionais de ensinar e administrar uma instituição escolar, conseguem vencer o exame estadual em tempo recorde." (Brasil, 2006, p.78)
(Recorte do filme. Fonte: Youtube)
Os filhos do paraíso. (1997)
Perfume de Mulher (EUA, 1997). Temática: Deficiência Visual; Dança.
(Trecho)
Sociedade dos Poetas Mortos (1989). Temática: a escola retratada pelo cinema.
Tempos Modernos, de Charles Chaplin. Temática: modernidade.
A reciclagem e o reuso de materiais é um assunto recorrente em nossa sociedade.
Pensando nisso, foram formuladas imagens que podem ser compartilhadas nas redes sociais que podem funcionar como "lembretes" das nossas atitudes diárias.
Esse trabalho é dedicado para todos os profissionais da Educação que levam o conhecimento por onde passam!
Na semana passada tivemos o feriado de Sete de Setembro. Atualmente, o senso comum tem definido os feriados como um dia a mais de folga, mas esse não é seu significado!
Comemoramos na última semana a Independência do Brasil. Esta data foi representada por Pedro Américo na pintura "Independência ou Morte" (1888) no estilo academicista brasileiro. Este quadro é facilmente lembrado quando nos referimos aos livros didáticos, em especial, de História, quando fazem referência a tal Dia.
Fui surpreendida quando na prática didática, alguns alunos afirmaram não se lembrar do Hino da Independência, composto por Dom Pedro I e Evaristo da Veiga.
Para o momento político que estamos vivendo, não haveria nada mais original do que enaltecer a soberania do povo brasileiro que luta diariamente para uma vida melhor. Nossos jovens precisam alimentar este sentimento!
Por esse motivo, estou postando aqui no blog uma versão para impressão da letra do Hino da Independência do sítio oficial, ou baixando a imagem com versão para impressão sustentável para professores (abaixo).
É possível fazer o download do Hino da Independência em arquivo .MP3 clicando sobre este link, para audição e canto dos alunos... Conhecer a história da Pátria é oportunidade para a educação do cidadão e estímulo ao sentimento de pertença a uma grande nação.
No dia 15 de Novembro é comemorada a Proclamação da República.
Embora o calendário escolar nem sempre privilegie as Datas Comemorativas, não podemos esquecer que nossos alunos tem o direito de apreciar os marcos da História Brasileira.
Para isso, pesquisamos nos meios eletrônicos alguns recursos que poderão ser adaptados para os encaminhamentos em sala de aula para o ensino fundamental.
A Proclamação da República ocorreu no ano de 1889, pelo Marechal Deodoro da Fonseca - que foi o primeiro Presidente da República brasileira em um governo provisório (1889-1891).
Para o Ensino de Arte, a leitura e apreciação podem ser feitas a partir do Hino (abaixo). O fazer artístico parte da interpretação gráfica (desenhos, pinturas, gravuras) criada com os elementos sugeridos na letra.
O Dia do Folclore no Brasil foi instituído pelo Decreto N. 56.747/1965. O texto explica quais são os elementos considerados fundamentais para o Ensino.
Para festejar o Dia do Folclore, gostaria de indicar a postagem anterior sobre o folclorista paranaense Inami Custódio Pinto e seu trabalho. Acesse ao link.
Todas as turmas em que inicio as aulas de Artes, busco apresentar a técnica do Desenho de uma maneira simples para que todos possam representar o mundo sem o tradicional "medo de riscar o papel".
Compreender que o risco sobre o papel é uma forma artística de expressão nos leva a um caminho de total liberdade!
Muitos antes de mim (... e muitos, mesmo!) tentaram organizar os modos de ensinar Arte. O melhor exemplo que posso citar é a escola de Artes e Ofícios alemã do século XX, a Bauhaus.
Esquema do programa de ensino da Bauhaus.
Fonte: WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989. p.88.
O esquema acima demonstra que Arte vai além de expressão e de beleza. Vale a pena acompanhar as postagens deste blog e conhecer as novidades que virão!
Tem alguma dúvida, gostaria de fazer alguma sugestão ou comentário... Poste abaixo!
Vida longa para as Artes e seus usos! Até breve...
Conquistas que desencadearam a Educação Inclusiva no mundo
A educação inclusiva é uma realidade nas escolas brasileiras. É direito de nossos alunos ter acesso aos conhecimentos em todas as áreas e sob todos os aspectos, principalmente sociais.
Desde a década de 1990, tem-se discutido a respeito dos direitos das pessoas com deficiência. Para conhecer esse contexto, será apresentada uma linha do tempo sobre os documentos produzidos:
1990 - Declaração Mundial sobre Educação para Todos / Unesco *
1992 - Declaração de Vancouver
1993 - Declaração de Santiago
1993 - Declaração de Maastricht
1993 - Declaração de Manágua
1993 - Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para Pessoas com Deficiência *
1993 - Inclusão Plena e Positiva de Pessoas com Deficiência em Todos os Aspectos da Sociedade*
1994 - Declaração de Salamanca e Linhas de Ação sobre Educação para Necessidades Especiais / Unesco
1999 - Carta para o Terceiro Milênio
1999 - Declaração de Washington
1999 - Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência (Convenção de Guatemala) / Organização dos Estados Americanos (OEA)
2000 - Declaração de Pequim
2000 - Declaração de Manchester sobre Educação Inclusiva
2001 - Classificação Internacional Funcionalidade, Deficiência e Saúde (CIF) / Organização Mundial da Saúde (OMS), que substitui a Classificação Internacional de Impedimentos, Deficiências e Incapacidades / OMS, de 1980
2002 - Declaração Internacional de Montreal sobre Educação Inclusiva
2002 - Declaração de Madri
2002 - Declaração de Sapporo
2002 - Declaração de Caracas
2003 - Convenção Internacional para Proteção e Promoção dos Direitos e Dignidade das Pessoas com Deficiência / ONU
2003 - Declaração de Kochi
2003 - Declaração de Quito
2004 - Declaração Mundial sobre Deficiência Intelectual
* Documentos do Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU)
O objetivo de mostrar a sequência dos fatos é apresentar a importância das nossas conquistas. A Legislação Brasileira tem feito esforços para pô-las em prática.
...E a acessibilidade?
Atualmente este termo se amplia, da mesma forma que a tecnologia. Tem-se tratado também de acessibilidade virtual, que se refere ao acesso aos meios eletrônicos computacionais, e de acessibilidade sociodigital, com maiores indicações de responsabilidade social.
Como esse tema se estende e ganha espaço todos os dias, a intenção é "provocar" para a leitura do livro digital de acesso público:
Tecnologia Assistiva
É um conjunto de recursos e serviços que contribuem para que pessoas com deficiência possam ampliar suas habilidades funcionais. Existe um universo de descobertas que pode iniciar pela curiosidade e conduzir ao engajamento social.
Outra sugestão de acesso é a homepageTecnologia Assistiva. Tem autorização das autoras para acesso e reprodução dos conteúdos e com certeza contribuirão muito para profissionais de todas as áreas, principalmente da Educação e da Saúde.
Obtenha materiais adaptados também no site Mais Diferenças, clicando aqui.
O dia 4 de dezembro (domingo) foi marcado por mais uma saudade. Ferreira Gullar nos deixou com sua trajetória fantástica entre as artes e a literatura.
"A memória é indispensável para a criação de futuros (...)"
Desta forma inicia o texto da coleção produzida em parceira pelo Sistema Brasileiro de Museus, Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM (Ministério da Cultura|Ministério da Educação).
Os kits iniciais continham dvds e livretos explicativos. Atualmente (01/12/2016), os episódios estão da quarta temporada e são apresentados pela TV Brasil. Conforme do sítio oficial:
A nova temporada será dividida em quatro grandes eixos temáticos, que abordarão a literatura e personagens ilustres brasileiras; imagem, som e comunicações; moda e gastronomia; e ciência e tecnologia, num total de 60 episódios.
Em reunião, os professores da disciplina de Arte da rede municipal de ensino de Araucária (Fundamental/Anos Finais), escolheram em consenso Coleção Por Toda pARTE, da editora FTD participante do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) - 2017.
Estas coleções são acompanhadas de objetos digitais. Para auxiliar ao acesso desses complementos, estamos disponibilizando os links:
O último encontro do ciclo de formações continuadas do ano de 2016 foi enriquecido com a fala da autora da coleção Por toda PArte (Editora FTD), a professora Solange Utuari. A coleção foi selecionada pelos professores da rede municipal sob critérios de análise previamente discutidos e oferecida conforme Editais do MEC através do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD/2017.
Nesta quarta-feira (21/09), os temas tratados foram a conclusão das revisões do Planejamento Referencial da disciplina para os Anos Finais do Ensino Fundamental e as interações do currículo com o livro didático.
No encontro, também foram demonstradas as relações entre a obra e o ensino de Arte, consolidando a importância da mediação do professor e das práticas artísticas dos alunos.
"O professor não é aquele que dá aulas,
mas aquele que propõe
percursos poéticos estéticos,
artísticos e educativos."
(Solange Utuari)
Os professores tiveram a oportunidade de conversar sobre a coleção, conhecer a abordagem do materiais e a flexibilidade dos percursos propostos pelos demais autores sobre os artistas e linguagens contemporâneas das artes.
Aguardaremos o recebimento dos livros do programa pela rede de ensino, desejosos de que nossos alunos possam usufruir do material.
O Programa Baú das Artes se originou da parceria entre a Mondeléz International Foundation e a Editora Evoluir, foi tema de encontro com professores e pedagogos das escolas contempladas com este e com o Programa Ler para Saber.
A etapa do ano de 2015 com os orientadores da Evoluir já foi concluída, Leia sobre, clicando aqui.
O Baú das Artes é composto por jogos e brinquedos que segue a organização do sistema de classificação e análise ESAR, criado pela canadense Denise Garon (1982). É uma ferramenta para os educadores que contribui na escolha de jogos e brinquedos para o desenvolvimento de diversas habilidades da criança.
E jogos de Exercício
S jogos Simbólicos
A jogos de Acoplagem
R jogos de Regras
No dia 16 de setembro, os professores e pedagogos das unidades que receberam os Baús e os livros dos programas estiveram reunidos revisando o projeto com as coordenadoras Prof. Beatriz Otto (Arte-Ensino Fundamental), Prof. Karen Kampa (RMD/Literatura-EF Anos Iniciais) e Ped. Mariana M., da Secretaria Municipal de Educação de Araucária, Paraná.
Muitos são os desafios da escola pública e a divulgação da cultura brasileira em competição com a mídia internacional é uma delas. Com o passar dos anos, muitos de nossos compositores musicais e intérpretes foram substituídos por músicas de origem estrangeira, que também contribuem para a musicalização. Todavia é fundamental o resgate de nossos tesouros culturais.
(em atualização, faça sua contribuição nos comentários!)
Gonzaguinha - Sementes do Amanhã
Intérprete: Erasmo Carlos
Caetano Veloso - Leãozinho
Caetano Veloso - Terra
Chico Buarque - Ciranda da Bailarina (com legenda)
Depoimento
Ivan Lins - Um Novo Tempo (com letra)
Lucinha Lins "Os Saltimbancos Trapalhões" - História de uma Gata
Milton Nascimento - Bola de Gude, Bola de Meia (com letra)
Tim Maia - Chocolate
Toquinho - Aquarela (com legenda)
Toquinho - O Caderno (com letra)
A Turma do Balão Mágico - Quem Não Sabe Assoviar
Vinícius de Moraes - Lá Vem o Pato
Intérpretes João Gilberto e Caetano Veloso
Wilson Simonal - Meu Limão, Meu Limoeiro (Vídeo Original)
... Foram as perguntas que iniciaram o encontro com os professores orientadores do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, em Araucária, no dia 26/07/2016.
O Caderno 6 - A arte no Ciclo de Alfabetização foi explorado pelos profissionais multiplicadores. O objetivo do encontro foi abordar as especificidades do ensino de arte (e suas linguagens Artes Visuais, Música, Dança e Teatro).
O ensino da arte contemporânea ilustrou as mudanças necessárias dos modos de ver de professores e de alunos, da mesma forma em que as linguagens artísticas contemporâneas oportunizam a aquisição de novos conhecimentos.
Importante destacar que os autores do Caderno 6 tiveram atenção especial em fundamentar a abordagem triangular, pois trata do ponto de partida para a socialização necessária para a experiência estética dos alunos.
A apresentação está disponível para os participantes do evento, nos meios convencionais.
"Havia muita araras, papagaios e passarinhos também...", afirmou Rogério Dias, natural do Paraná, em entrevista à revista Paysage*. Descrevia sua infância e o contato com os pássaros que são alguns temas principais de seu reconhecido trabalho como artista plástico.
Não somente a reconhecida Arte Naïf de Rogério Dias será tema do próximo encontro dos professores de RMD Arte e Literatura, da rede de ensino de Araucária como também os pássaros das isometrias de M.C. Escher. (Contanto, é claro, com a super-colaboração do nosso querido Prof. Alfredo!)
Falar em pássaros e não cantar é algo inadmissível! A Música Brasileira e Sul Americana é rica em talentos... O saudoso professor e folclorista Inami Custódio Pinto contribuiu em muito com a valorização da cultura paranaense registrando da tradição popular a canção Gralha Azul.
A "passarada" será homenageada nos links abaixo, com a finalidade de trazer aos alunos da rede de ensino - e a todos os amantes da natureza, a aproximação com a cultura paranaense e brasileira!
É inédita a publicação de editais para a aquisição de materiais didáticos da disciplina de Arte para a rede pública de ensino.
Esta é a oportunidade que esperávamos para aprofundar as raízes dos conhecimentos na Disciplina e de legitimar a importância do Ensino de Arte para a população brasileira.
Para saber mais sobre o Programa, acesse ao Portal do FNDE.
Para a disciplina de Arte, foram aprovadas as coleções POR TODA PARTE (Ed. FTD) e PROJETO MOSAICO ARTE (Ed. Scipione).
São os links das Editoras para visualização das obras da disciplina de Arte:
São volumes do 6º ao 9º Anos dos Ensino Fundamental II que serão escolhidos pelas escolas no próximo mês de Junho. É importante que os gestores das unidades dos anos finais do ensino fundamental fiquem atentos aos prazos para a escolha dos livros didáticos desta e das demais disciplinas, e que as recomendações para escolha são dadas pelas publicações oficiais.
Quaisquer dúvidas na rede de ensino municipal de Araucária, consulte nosso departamento de Ensino Fundamental.
Sobre as obras aprovadas em todas as disciplinas, leia as publicações oficiais CLICANDO AQUI.