segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Dança no Ensino Fundamental

Uso Educacional
Em atualização constante
Seja sempre bem-vindo(a)!

Vamos tratar da linguagem da Dança de uma forma divertida com nossos alunos?

Acesse o link do Canal Kids



Material de Apoio: (Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=247#movimento)

Movimento
Tempo, espaço, fluência e peso
O que move? Como? Onde? Por que? Para que?

Elementos da Dança
Movimento Corporal
Espaço
Tempo

Elementos Estruturantes da Dança
Movimento Corporal: kinesfera, fluxo, giros, saltos, eixo, peso
Espaço: níveis, direção, dimensão, deslocamento
Tempo: rápido, lento, demorado

Dança Primitiva
Danças Milenares: Egito, Roma, Idade Média, Renascimento (dança dos camponeses do século XV), Romantismo (Isadora Duncan)
Dança Moderna (Marta Grahan)
Dança Contemporânea

Ballet Clássico
Break
Bumba meu boi
Carimbó
Catira
Caxiri
Angola: Kizomba, Kuduro, Rebita, Semba, Kazukuta, Kabetula
Cabo Verde: Morna, Coladera, Funaná, Contradança e Mazurca, Kola San Jon
São-Tomé e Príncipe: Ússula, Dexa, Puita e Bligá (ou jogo do cacete)
Danças Circulares
Dança Contemporânea
Dança do Siriá
Disco
Fandango Paranaense
Frevo
Jongo
Lambada
Minueto
Samba de Roda
Tango
Toré


Sugestões de Atividades
Textos, artigos, teses e dissertações




Ligações externas e referências:

Arte no Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante)

Neste espaço estão elencadas sugestões de atividades, materiais e links dos meios eletrônicos. A intenção é enriquecer repertórios para o desenvolvimento das práticas em Arte, com ou sem o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Disciplina de Arte
Planejamento Referencial 2016 
Araucária - Paraná - Brasil















Leituras Sugeridas:           (Em ordem de prioridade para a Disciplina de Arte)


Arte | Livro Didático do Estado do Paraná: clique aqui

PNAIC - Cadernos de Formação/Alfabetização (2015) - Nº6 A Arte no ciclo de Alfabetização
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Capa (formatação para leitura e impressão)
Miolo (formatação para leitura e impressão)
Demais documentos oficiais (Portarias, Resoluções, etc.)





Materiais de Apoio:


Banco de Imagens - Geral(Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Gazeta do Povo | Caderno G - Artes Visuais

Museus Virtuais:  do Brasil e no Mundo (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Portal Domínio Público (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Recursos Didáticos Geral (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)


Recursos Didáticos - Datas Especiais (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Recursos Didáticos - Livros Gratuitos (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Recursos Didáticos - Vídeos (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Revista Nova Escola - Ensino Fundamental I - Arte

Revista Nova Escola - Ensino Fundamental II - Arte

Revista Nova Escola - Ensino Médio - Arte     (Para saber mais...)



Jogos On Line:

Recursos Didáticos - Arte - Jogos (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)



Educação Infantil:






quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Arte para o 5º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 5º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:

1º Trimestre
- Produção artística* (arte e artesanato, teatral, musical e de dança) no Paraná do século XX aos dias atuais
     - Glossário de Personalidades Paranaenses

2º Trimestre
- Influência dos imigrantes poloneses, ucranianos, japoneses, de origem africana e indígena, entre outros, na arte e no artesanato de Araucária e do Paraná
     - Glossário de Personalidades Paranaenses

   - Povos Indígenas do Paraná
Indígenas do Estado do Paraná

     - Guarani

             Reserva Indígena do Ocuy Paraná - Índios Guaranis


     - Kaingang
Pesquisa com índios da Reserva Indígena de Mangueirinha
Sudoeste do Paraná

     - Xetá
Xetá (Documentário)


   - Índios em Araucária: http://www.araucaria.pr.gov.br/escolas-participam-de-atividades-para-conhecer-mais-sobre-a-cultura-indigena/
3º Trimestre
- Contribuição dos povos africanos na formação cultural e artística do Município e do Estado



Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

1. Artes Visuais: Forma** 
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor, etc. 
Técnicas: desenho, pintura, colagem, gravura, fotografia, escultura, maquetes, móbiles, história em quadrinhos, ilustração, propaganda, cinema, objetos tridimensionais, estruturas arquitetônicas, novas tecnologias com ouso de softwares educativos para criação e edição de imagens. 
Gêneros: paisagem, pintura de gênero (cenas do cotidiano) e cenas históricas. 

2. Teatro: Representação** 

Elementos formais: personagem e sua caracterização; espaço cênico e iluminação; texto; elementos sonoros. 
Gêneros: teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras. 

3. Música: Som** 

Elementos Musicais: melodia, ritmo e harmonia. 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade, duração. 
Gêneros: música popular, erudita, folclórica, étnica. 

4. Dança: Movimento** 

Elementos formais: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço.



Saiba mais sobre:

Artistas Paranaenses | Paraná Dia a Dia Educação: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=97

Artistas Contemporâneos Paranaenses | Blog Arte Em Araucária: http://arteemaraucaria.blogspot.com.br/2016/02/artistas-contemporaneos-paranaenses.html

Personalidades Paranaenses | Blog Arte Em Araucária: http://arteemaraucaria.blogspot.com.br/2016/02/personalidades-paranaenses.html

Cinema Paranaense | História, Pioneiros e Cinema de Rua: http://www.cinema.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1058



As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Arte para o 4º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 4º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:

1º Trimestre
- Produção artística* (arte e artesanato, teatral, musical e de dança) em Araucária e no Paraná do século XX aos dias
     - Glossário de Personalidades Paranaenses

2º Trimestre
- Influência dos imigrantes poloneses, ucranianos, japoneses, de origem africana e indígena, entre outros

   - Povos Indígenas do Paraná
Indígenas do Estado do Paraná

     - Guarani

             Reserva Indígena do Ocuy Paraná - Índios Guaranis


     - Kaingang
Pesquisa com índios da Reserva Indígena de Mangueirinha
Sudoeste do Paraná

     - Xetá
Xetá (Documentário)


   - Índios em Araucária: http://www.araucaria.pr.gov.br/escolas-participam-de-atividades-para-conhecer-mais-sobre-a-cultura-indigena/

- Lendas Brasileiras
Link 1 - Lendas & Mitos - Lendas brasileiras - Só História


3º Trimestre
- A arte e o artesanato de Araucária e do Paraná.
     - Glossário de Personalidades Paranaenses



Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

1. Dança: Movimento** 
Elementos formais: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço 
Conteúdos: brincadeiras, costumes, jogos e festas (ciranda, frevo, boi-bumbá, entre outras).

2. Música: Som** 

Elementos Musicais: melodia, ritmo e harmonia. 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração. 
Conteúdos: cantigas de roda das diversas regiões do país e músicas dirigidas ao público infantil com intérpretes da MPB. 
Gêneros: música popular, erudita, étnica. 

3. Teatro: Representação** 

Elementos formais: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros 
Conteúdos: textos e roteiros relacionados com festas folclóricas, aniversário, casamento e outros eventos relacionados ao cotidiano do aluno. 
Gêneros: Teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras, entre outros. 

4. Artes Visuais: Forma** 

Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor 
Conteúdos: arte rupestre e história da escrita. 
Gêneros: paisagem, pintura de gênero (cenas do cotidiano), cenas históricas.




Saiba mais sobre:

Artistas Paranaenses | Paraná Dia a Dia Educação: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=97

Artistas Contemporâneos Paranaenses | Blog Arte Em Araucária: http://arteemaraucaria.blogspot.com.br/2016/02/artistas-contemporaneos-paranaenses.html

Cinema Paranaense | História, Pioneiros e Cinema de Rua: http://www.cinema.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1058

Personalidades Paranaenses | Blog Arte Em Araucária: http://arteemaraucaria.blogspot.com.br/2016/02/personalidades-paranaenses.html


As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Arte para o 3º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 3º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:

1º Trimestre
Arte Brasileira
Arte Rupestre

2º Trimestre
Arte Indígena
   - Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br
   - Arte Indígena: Pintura, Cerâmicas e Plumagem: http://www.museudoindio.org.br/arte-indigena-pinturas-ceramicas-e-plumagem/
   - Dia do Índio 19 de abril: http://www.museudoindio.org.br/dia-do-indio-19-de-abril/
   - Rituais Indígenas: http://www.museudoindio.org.br/rituais-indigenas/
   - Índios e Tribos do Brasil (material complementar): http://www.museudoindio.org.br/os-indios-brasileiros-e-as-tribos-indigenas-do-brasil/


Arte Africana 
   - 

3º Trimestre
Arte Pré-colombiana: 
- Asteca 
   - Documentário History Channel: Construindo um Império: os Astecas (44'36")
- Maia
- Inca

Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

1. Dança: Movimento** 
Elementos formais: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço 
Conteúdos: brincadeiras, costumes, jogos e festas (ciranda, frevo, boi-bumbá, entre outras). 
Gêneros: samba, forró, maxixe, baião, xote, xaxado, entre outras.

2. Música: Som** 
Elementos Musicais: melodia, ritmo e harmonia 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração. 
Conteúdos: cantigas de roda das diversas regiões do país e músicas dirigidas ao público infantil com intérpretes da MPB. 
Gêneros: música popular, erudita, étnica. 

3. Teatro: Representação** 

Elementos formais: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros 
Conteúdos: textos e roteiros relacionados com festas folclóricas, aniversário, casamento e outros eventos relacionados ao cotidiano do aluno. 
Gêneros: Teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras, entre outros.



As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Arte para o 2º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 2º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:

1º Trimestre
Arte Brasileira
   - Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/rituais-indigenas/
   - Arte Indígena: Pintura, Cerâmicas e Plumagem: http://www.museudoindio.org.br/arte-indigena-pinturas-ceramicas-e-plumagem/


2º Trimestre
Renascimento


Relações interdisciplinares RMD/Literatura
Lendas
- Lendas africanas e afro-brasileiras
Link 1  - Cultura: A arte de contar lendas e histórias africanas - Por dentro da África
Link 2 - Contos africanos
Link 3 - África | Lendas e Contos
- Lendas Indígenas
Link 1 - Lendas - Amazônia de A a Z - Portal Amazônia
Link 2 - Lendas dos Índios
Link 3 - Lendas Indígenas
- Lendas Brasileiras
Link 1 - Lendas & Mitos - Lendas brasileiras - Só História
Adivinhas
Link 1 - Provérbios, trava-línguas, adivinhas - Trabalhos escolares - Smartkids
Link 2 - ADIVINHAÇÕES FOLCLÓRICAS | Donna40's Weblog
Link 3 - VARAL DO FOLCLORE: ADIVINHAS
Crendices Populares
Link 1 - Crendices populares - Terra
Link 2 - Portal do Professor - Crendices e Superstições do Folclore Brasileiro

3º Trimestre
Impressionismo


Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

Elementos formais: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço 
Conteúdos: brincadeiras, costumes, jogos e festas (ciranda, frevo, boi-bumbá, entre outras). 
Gêneros: catira, fandango, maracatu, entre outras. 

Elementos Musicais: melodia, ritmo e harmonia. 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração. 
Conteúdos: cantigas de roda das diversas regiões do país e músicas dirigidas ao público infantil com intérpretes da MPB. 
Gêneros: música popular, erudita, étnica. 

Elementos formais: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros 
Conteúdos: textos e roteiros relacionados com festas folclóricas, aniversário, casamento e outros eventos relacionados ao cotidiano do aluno. 
Gêneros: Teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras, performance, entre outros.

4. Artes Visuais: Forma** 
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor 
Conteúdos: arte rupestre e história da escrita. 
Gêneros: paisagem, pintura de gênero (cenas do cotidiano)



As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Arte para o 1º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional

Muitas proposições podem ser feitas acerca das Artes no ensino fundamental.

No 1º ano, os alunos estão aptos a fazer descobertas do mundo que os cerca. Cores, formas, movimentos, sensações são estímulos que devem ser apresentados aos pequenos para o amadurecimento psicológico, estético e de motricidade.

Falando de escola, os alunos em Araucária tem a oportunidade de conhecer as linguagens da Arte, organizadas no currículo em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

As atividades podem ter caráter híbrido, ou seja, fazendo uso das 4 linguagens das artes em um determinado tema.  Desta forma é possível contextualizar o objeto de estudo (ou objeto artístico) diversificando as atividades (práticas educativas e fazeres) sem que o aluno tenha prejuízo na aquisição de saberes.

Na rede, no 1º ano deverá ser oportunizada a aprendizagem sobre:

1º Trimestre
Arte na Pré-história
   - Sugestão de Encaminhamentos didáticos: Portal do Professor
   - Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/pre-historia-brasileira/

Relação interdisciplinar com RMD/Literatura
- Lenga-lenga
   - http://culturapopular.no.sapo.pt/lengas/lengas1.htm
- Parlenda
   - http://brinquedoteca.net.br/?page_id=65
- Quadrinha
  - http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br/2009/08/linguagem-36-quadrinhas.html

2º Trimestre
Idade Média

Relação interdisciplinar com RMD/Literatura
Autores sugeridos: Eva Furnari

Sugestão de leitura:
Reencantando a infância com cantigas, brincadeiras e diversão.pdf

- Cantiga de Roda
   - Cantigas Infantis - letras clique aqui
   - Origem na Cultura Portuguesa

Renato Teixeira - Peixe Vivo
Canal: Figura 2000, Fonte: YouTube

Os pequerruchos - O Cravo e a Rosa - DVD na Fazenda
Canal: Os Pequerruchos, Fonte: YouTube

Roda Pião
Canal: Bons Tempos de Criança, Fonte: YouTube

- Fábula
   - Fábulas na internet: http://www.mensagenscomamor.com/fabulas
   - Fábulas de Monteiro Lobato: http://contobrasileiro.com.br/tag/fabula-de-monteiro-lobato/
   - Fábulas de Esopo: http://pensador.uol.com.br/fabulas_de_esopo/
   - Fábulas de La Fontaine:
Link 1 http://asfabulasdelafontaine.blogspot.com.br/
Link 2 http://pensador.uol.com.br/fabulas_de_jean_de_la_fontaine/
Link 3 baixar livro em .pdf
Outros links:


- Trava-língua
   - Exemplos: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22


3º Trimestre
Arte Brasileira
   - Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/rituais-indigenas/
   - Arte Indígena: Pintura, Cerâmicas e Plumagem: http://www.museudoindio.org.br/arte-indigena-pinturas-ceramicas-e-plumagem/
Arte Naïf
Modernismo




Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

Elementos: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço 
Conteúdos: brincadeiras, costumes, jogos e festas (ciranda, frevo, boi-bumbá, boi de mamão, entre outras).

Elementos da Música: melodia, ritmo e harmonia. 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração. 
Conteúdos: cantigas de roda das diversas regiões do país e músicas dirigidas ao público infantil com intérpretes da MPB. 
Gêneros: música popular, erudita, folclórica, contemporânea. 

Elementos formais: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros 
Conteúdos: textos e roteiros relacionados com festas folclóricas, aniversário, casamento e outros eventos relacionados ao cotidiano do aluno. 
Gêneros: Teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras, entre outros.

4. Artes Visuais: Forma** 
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor
Conteúdos: arte rupestre e história da escrita.
Gêneros: retrato, pintura de gênero (cenas do cotidiano), natureza-morta.


As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!