Uso Educacional
Muitas proposições podem ser feitas acerca das Artes no ensino fundamental.
No 1º ano, os alunos estão aptos a fazer descobertas do mundo que os cerca. Cores, formas, movimentos, sensações são estímulos que devem ser apresentados aos pequenos para o amadurecimento psicológico, estético e de motricidade.
Falando de escola, os alunos em Araucária tem a oportunidade de conhecer as linguagens da Arte, organizadas no currículo em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
As atividades podem ter caráter híbrido, ou seja, fazendo uso das 4 linguagens das artes em um determinado tema. Desta forma é possível contextualizar o objeto de estudo (ou objeto artístico) diversificando as atividades (práticas educativas e fazeres) sem que o aluno tenha prejuízo na aquisição de saberes.
Na rede, no 1º ano deverá ser oportunizada a aprendizagem sobre:
1º Trimestre
Arte na Pré-história
- Sugestão de Encaminhamentos didáticos: Portal do Professor
- Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/pre-historia-brasileira/
Relação interdisciplinar com RMD/Literatura
- Lenga-lenga
- http://culturapopular.no.sapo.pt/lengas/lengas1.htm
- Parlenda
- http://brinquedoteca.net.br/?page_id=65
- Quadrinha
- http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br/2009/08/linguagem-36-quadrinhas.html
2º Trimestre
Idade Média
Relação interdisciplinar com RMD/Literatura
Autores sugeridos: Eva Furnari
Sugestão de leitura:
Reencantando a infância com cantigas, brincadeiras e diversão.pdf
- Cantiga de Roda
- Cantigas Infantis - letras clique aqui
- Origem na Cultura Portuguesa
Renato Teixeira - Peixe Vivo
Canal: Figura 2000, Fonte: YouTube
Os pequerruchos - O Cravo e a Rosa - DVD na Fazenda
Canal: Os Pequerruchos, Fonte: YouTube
Roda Pião
Canal: Bons Tempos de Criança, Fonte: YouTube
- Fábula
- Fábulas na internet: http://www.mensagenscomamor.com/fabulas
- Fábulas de Monteiro Lobato: http://contobrasileiro.com.br/tag/fabula-de-monteiro-lobato/
- Fábulas de Esopo: http://pensador.uol.com.br/fabulas_de_esopo/
- Fábulas de La Fontaine:
Link 1 http://asfabulasdelafontaine.blogspot.com.br/
Link 2 http://pensador.uol.com.br/fabulas_de_jean_de_la_fontaine/
Link 3 baixar livro em .pdf
Outros links:
- Trava-língua
- Exemplos: http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22
3º Trimestre
Arte Brasileira
- Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/rituais-indigenas/
- Arte Indígena: Pintura, Cerâmicas e Plumagem: http://www.museudoindio.org.br/arte-indigena-pinturas-ceramicas-e-plumagem/
Arte Naïf
Modernismo
Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:
Elementos: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço
Conteúdos: brincadeiras, costumes, jogos e festas (ciranda, frevo, boi-bumbá, boi de mamão, entre outras).
Elementos da Música: melodia, ritmo e harmonia.
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração.
Conteúdos: cantigas de roda das diversas regiões do país e músicas dirigidas ao público infantil com intérpretes da MPB.
Gêneros: música popular, erudita, folclórica, contemporânea.
Elementos formais: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros
Conteúdos: textos e roteiros relacionados com festas folclóricas, aniversário, casamento e outros eventos relacionados ao cotidiano do aluno.
Gêneros: Teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras, entre outros.
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor
Conteúdos: arte rupestre e história da escrita.
Gêneros: retrato, pintura de gênero (cenas do cotidiano), natureza-morta.
As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário