terça-feira, 12 de setembro de 2017

Independência do Brasil: 7 de Setembro

Uso Educacional

Na semana passada tivemos o feriado de Sete de Setembro. Atualmente, o senso comum tem definido os feriados como um dia a mais de folga, mas esse não é seu significado!

Comemoramos na última semana a Independência do Brasil. Esta data foi representada por Pedro Américo na pintura "Independência ou Morte" (1888) no estilo academicista brasileiro. Este quadro é facilmente lembrado quando nos referimos aos livros didáticos, em especial, de História, quando fazem referência a tal Dia.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Independ%C3%AAncia_ou_Morte_(pintura)#/media/File:Independence_of_Brazil_1888.jpg

Fui surpreendida quando na prática didática, alguns alunos afirmaram não se lembrar do Hino da Independência, composto por Dom Pedro I e Evaristo da Veiga.
Para o momento político que estamos vivendo, não haveria nada mais original do que enaltecer a soberania do povo brasileiro que luta diariamente para uma vida melhor. Nossos jovens precisam alimentar este sentimento!
Por esse motivo, estou postando aqui no blog uma versão para impressão da letra do Hino da Independência do sítio oficial, ou baixando a imagem com versão para impressão sustentável para professores (abaixo).



É possível fazer o download do Hino da Independência em arquivo .MP3 clicando sobre este link, para audição e canto dos alunos... Conhecer a história da Pátria é oportunidade para a educação do cidadão e estímulo ao sentimento de pertença a uma grande nação.

Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário