quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Cinema e Educação Escolar

Uso Educacional
 
"Toda imaginação é uma espécie de memória".
Shirley MacLaine
Livro: Dançando na luz, Rio de Janeiro: Record, 1987, p. 37


O texto abaixo é resultado da "coleção" de trechos importantes do curso oferecido no programa Profuncionário (Brasil, MEC, 2006). Tem o objetivo de auxiliar estudante e profissionais que necessitem de algumas definições básicas sobre a linguagem audiovisual, também algumas indicações de livros e filmes. Ao final, faça seus comentários para que possamos aprimorar esta publicação. Um abraço!


A linguagem audiovisual é feita da junção de elementos de duas naturezas: sonoros e visuais.  (Brasil, 2006, p.16) A narrativa podem ser comédia, drama, ficção, documentário, policial, suspense, terror, western, romance. (Brasil, 2006, p.22-23)    
"Os audiovisuais participam desse grande motor que é a indústria cultural. (...) A terminologia "indústria cultural" surge no âmbito dos estudos críticos da Escola de Frankfurt. (...) São os frutos e os processos de comunicação de veiculação de massa e contribuem para o estabelecimento de uma certa oposição entre a cultura popular, de massa e a erudita." (Brasil, 2006, p.22-24)  


Contextualização Histórica

Nos anos 1930, um decreto presidencial criou facilidade para a produção do cinema educativo no Brasil. Um dos filmes importantes desse período do Instituto Nacional do Cinema Educativo (INCE - fundado por Edgard Roquete Pinto, antropólogo, cientista e professor) é O Descobrimento do Brasil, dirigido por Humberto Mauro, com música de Heitor Villa-Lobos.

Em 1965, o Brasil entrou na era espacial quando adquiriu um satélite de comunicações , fato que ampliou consideravelmente a capacidade de transmissão de sinais de televisão e telefonia naquela época. (Brasil, 2006, p.35)

Quatro anos depois, após relatório produzido por pesquisadores da Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE, fundada em 1966, três anos antes do CNPq), aprovou-se o Projeto SACI (Sistema Avançado de Comunicações Interdisciplinares) que propunha resolver o problema da educação popular pela tele e radiodifusão. Este recurso é chamado de instrução programada.
"A instrução programada, um tipo de ensino centrado no aluno, estava muito em moda nessa época. Trata-se da aplicação dos estudos do psicólogo americano Burrhus Frederic Skinner, que propalava a eficiência do reforço positivo e de máquinas de ensinar, suas mais conhecidas aplicações educacionais." (Brasil, 2006, p.36)


Glossário da Linguagem Audiovisual

Continuidade
Puxa o fio dos acontecimentos e permite que os espectadores n]ao se percam na história.

Importância da Trilha Sonora:
Som, silêncio e a fala, os diálogos e monólogos, compõem o que chamamos em linguagem audiovisual de trilha sonora. (Brasil, 2006, p.60)
Banda Sonora é o som no filme e na televisão. (Brasil, 2006, p.60)
A música é decisiva numa trilha sonora. O tema musical sempre guarda relação com alguns personagens ou situações que se repetirão ao longo do audiovisual constituindo assim um fio condutor da história. (Brasil, 2006, p.61)

Iluminação Técnica (Brasil, 2006, p.58)
Luz baixa posiciona-se no chão ou em planos inferiores ao objeto, pessoa ou cena.
Luz Frontal constrói imagens claras, sem relevo, contraste e profundidade. Fica uma fotografia chapada.
Iluminação Lateral deixa o assunto fotografado muito escurecido em um lado e muito iluminado no outros. As imagens ficam como silhuetas quando o assunto principal está posicionado em local com menos luz no fundo.

Mensagem subliminar
é aquela que se utiliza da chamada arte da persuasão inconsciente. Propaganda subliminar é sempre transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Nesse exemplo que damos da bandeira nos filmes, no fundo do cenário, enquanto outros personagens desempenham seus papeis em primeiro plano. A absorção desse tipo de informação acontece no nosso subconsciente, ela é captada e assimilada sem a barreira do consciente. (Brasil, 2006, p.32)

Planos Definição na linguagem do Cinema:
Plano é a unidade mínima da narrativa cinematográfica, expressa um ponto de vista. Por isso chamamos de plano o registro que é feito que é feito do momento em que o botão de filmagem é acionado e inicia a gravação e o momento em que se para de filmar ou gravar (Brasil, 2006, p.63)

Plot é o núcleo central da ação dramática, é que interliga as personagens pro meio de problemas, conflitos, intrigas, paixões, ódios, rancores, amores. (Brasil, 2006, p.60)

"Quando filmes são projetados é como se o passado e o presente fossem fundidos no tempo da projeção. Toda projeção é sempre no presente. Também sabemos que muitos estágios da nossa e de outras civilizações são coletâneos. As imagens e sons que temos em película e em meios eletrônicos sugerem que muitas outras manifestações da cultura ainda são possíveis, estão por acontecer e por serem registradas.
Há toda uma história a ser contada, imagens a serem mostradas, sons a serem ouvidos, de um país que pulsa em inúmeras expressões de vida e manifestações culturais. Alfabetizar, como acesso ao mundo da escrita, deve ser entendido também como alfabetizar na linguagem audiovisual, aprende a ler o mundo por meio das imagens e das palavras, isso sugere uma compreensão da cultura e do sentindo de liberdade que envolve casa ato humano, individual ou coletivo." (BRASIL, 2006, p.69-70)

"(...) o filme está sempre no presente, mesmo quando procura retratar histórias acontecidas em tempos remotos. Assim, o cinema inaugura uma maneira nova de estar e de olhar para o mundo e, mais ainda, estabelece uma nova forma de inteligibilidade. Depois do cinema, as pessoas passaram a contar com um instrumento poderoso de conhecimento do mundo, de si próprias, do comportamento humano, de lugares, de situações, da história. Jamais o homem esteve tão exposto com todas as suas virtudes e mazelas como no cinema." (Brasil, 2006, p. 82)


Referência bibliográfica

COUTINHO, Laura Maria. Audiovisuais: arte, técnica e linguagem. 60 horas. Brasília: Universidade de Brasília 2006. [BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Profuncionário. Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação. ISBN 85-86290-79-3]


Sugestões de Livros:

Câmera Clara, de Michel Lahud (1993).
COUTINHO, L. M. O estúdio de televisão e a educação da memória. 2003.
O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação, de Flávia Cesarino Costa (1995)
O último suspiro, de Luis Buñuel (1982).


Indicações de Filmes:

A corrente do bem (2000). Temática: a escola retratada pelo cinema.

 
 
A velha a fiar, de Humberto Mauro.
Filme sonoro, de 35mm, 6 min com temática do folclore, música de Aldo Taranto e cantada pelo trio Irakitan. Documentário abaixo.

Abril despedaçado (Brasil, 2000). Temática: rodado no interior da Bahia, inspirado no livro do albanês Ismael Kadaré, o filme retrata a luta entre famílias, uma vendeta e o compromisso dos filhos em seguir o mesmo caminho dos pais. Atenção à indicação de censura: o espírito de vingança entre as famílias do nordeste brasileiro é provocado por uma série de assassinatos, os quais são percebidos nos muitos momentos de silêncios que o filme mostra.

Adeus Meninos (1987). Temática: a escola retratada pelo cinema. Crítica, abaixo.
Cena de despedida de Adeus, Meninos. (abaixo)


Conrack (1974). Temática: a escola retratada pelo cinema.
Parte 1/4
Parte 2/4
Parte 3/4
Parte 4/4 - Final

Metrópolis, de Fritz Lang. Temática: trabalho, homens, máquinas.
 
Meu mestre, Minha vida (EUA, 1989). Direção: John G. Avildsen. Temática: Recursos Sons/Silêncio (pausas) trata "a redenção da escola pobre, do bairro ainda mais pobre,(...) na qual os alunos estavam reféns de traficantes, vândalos e toda a sorte de bandidos e, pera intervenção de um novo diretor com métodos nada convencionais de ensinar e administrar uma instituição escolar, conseguem vencer o exame estadual em tempo recorde." (Brasil, 2006, p.78)
(Recorte do filme. Fonte: Youtube)


Os filhos do paraíso. (1997)


Perfume de Mulher (EUA, 1997). Temática: Deficiência Visual; Dança.
(Trecho)


Sociedade dos Poetas Mortos (1989). Temática: a escola retratada pelo cinema.

Tempos Modernos, de Charles Chaplin. Temática: modernidade.

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