segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Teatro no Ensino Fundamental

Uso Educacional
Em atualização constante
Seja sempre bem-vindo(a)!
A linguagem do Teatro é antiga!
(Esta postagem é para fins de pesquisa, exploração de materiais e recursos e dicas.) 


Elementos do Teatro
Cenografia
Figurino
Iluminação
Maquiagem
Sonoplastia

Gêneros do Teatro
Tragédia Clássica
Comédia
Farsa
(e outros)

Vamos explorar curiosidades e outros desafios sobre essa arte? Ideal para os alunos dos anos inciais do ensino fundamental, acesse o Canal Kids.

Encontramos materiais digitais por temas nos links abaixo: (Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br)

Pré-história
Antiguidade
Teatro Grego
Teatro Romano
Idade Média
Renascimento
Romantismo
Realismo e Naturalismo

Teatro Realista
- Alexandre Dumas (Francês)
   - “A Dama das Camélias”
- Gorki
   - “Ralé e os Pequenos Burgueses”
- Gerhart Hauptmann
   - “Os Tecelões”
- Henrik Ibsen (Noruega)
   - “Casa de Bonecas”

Teatro Realista no Brasil
- Machado de Assis
   - “Quase Ministro”
- José de Alencar
   - “O Demônio Familiar”
- Joaquim Manuel de Macedo
- Artur de Azevedo
- Quintino Bocaiúva
- França Júnior



Teatro Naturalista na Europa
- Émile Zolá (França, 1840-1902)
   - livro “O Romance experimenta”
   - “Thérèse Raquin”
- André Antoine (França, 1858-1943)
- Henri Becque (França, 1837-1893)
   - “A Parisiense”
   - “Os Abutres”
- August Strindberg (Suécia, 1849-1912)

Século XX
O Teatro Hoje






Para saber mais: Teatro do Oprimido
- Augusto Boal (1931-2009). Teatrólogo, diretor de teatro e escritor.


Teatro-Jornal Teatro de Arena de São Paulo, início da década de 1970, resposta estética à censura oficial imposta durante a ditadura militar. Modo de revelar as distorções das publicações jornalísticas (sob censura oficial) da época.
Teatro-Imagem Criado por Augusto Boal para trabalhar com indígenas do Chile, de etnias e línguas maternas diferentes, contém encenações baseadas em linguagens não-verbais.
Teatro-Invisível Originado na Argentina, composto por atores, ideia central, roteiro pré-estabelecido encenado em local público sem que a plateia saiba que se trata de uma representação. Resposta ao autoritarismo da ditadura militar deste país.
Teatro-Fórum Semelhante ao Teatro do Oprimido, este fracassa e é substituído pelo Curinga que o substitui e estimula a plateia a buscar soluções para as questões postas entre o oprimido e o opressor.

Teatro Legislativo Reúne algumas formas do teatro, inclusive Do Oprimido, especificamente parlamentares. Criado em 1992, tem objeto de devolver a natureza política da natureza humana às pessoas das comunidades para as discussões de ordem local, incentivando-as a fazer algo para mudar alguma situação que as oprime.




Ligações externas e referências:


Dia a Dia Educação - Paraná | Vídeos, entrevistas e trechos de filmes: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/video/arquivoVideos.php?menu=108#barra_tit

Formação continuada da disciplina de Arte, 31/07/2013, Coord. Lismara de Oliveira.

Sugestão de Vivência Teatral: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=207

Dança no Ensino Fundamental

Uso Educacional
Em atualização constante
Seja sempre bem-vindo(a)!

Vamos tratar da linguagem da Dança de uma forma divertida com nossos alunos?

Acesse o link do Canal Kids



Material de Apoio: (Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=247#movimento)

Movimento
Tempo, espaço, fluência e peso
O que move? Como? Onde? Por que? Para que?

Elementos da Dança
Movimento Corporal
Espaço
Tempo

Elementos Estruturantes da Dança
Movimento Corporal: kinesfera, fluxo, giros, saltos, eixo, peso
Espaço: níveis, direção, dimensão, deslocamento
Tempo: rápido, lento, demorado

Dança Primitiva
Danças Milenares: Egito, Roma, Idade Média, Renascimento (dança dos camponeses do século XV), Romantismo (Isadora Duncan)
Dança Moderna (Marta Grahan)
Dança Contemporânea

Ballet Clássico
Break
Bumba meu boi
Carimbó
Catira
Caxiri
Angola: Kizomba, Kuduro, Rebita, Semba, Kazukuta, Kabetula
Cabo Verde: Morna, Coladera, Funaná, Contradança e Mazurca, Kola San Jon
São-Tomé e Príncipe: Ússula, Dexa, Puita e Bligá (ou jogo do cacete)
Danças Circulares
Dança Contemporânea
Dança do Siriá
Disco
Fandango Paranaense
Frevo
Jongo
Lambada
Minueto
Samba de Roda
Tango
Toré


Sugestões de Atividades
Textos, artigos, teses e dissertações




Ligações externas e referências:

Arte no Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante)

Neste espaço estão elencadas sugestões de atividades, materiais e links dos meios eletrônicos. A intenção é enriquecer repertórios para o desenvolvimento das práticas em Arte, com ou sem o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Disciplina de Arte
Planejamento Referencial 2016 
Araucária - Paraná - Brasil















Leituras Sugeridas:           (Em ordem de prioridade para a Disciplina de Arte)


Arte | Livro Didático do Estado do Paraná: clique aqui

PNAIC - Cadernos de Formação/Alfabetização (2015) - Nº6 A Arte no ciclo de Alfabetização
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Capa (formatação para leitura e impressão)
Miolo (formatação para leitura e impressão)
Demais documentos oficiais (Portarias, Resoluções, etc.)





Materiais de Apoio:


Banco de Imagens - Geral(Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Gazeta do Povo | Caderno G - Artes Visuais

Museus Virtuais:  do Brasil e no Mundo (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Portal Domínio Público (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Recursos Didáticos Geral (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)


Recursos Didáticos - Datas Especiais (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Recursos Didáticos - Livros Gratuitos (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Recursos Didáticos - Vídeos (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Revista Nova Escola - Ensino Fundamental I - Arte

Revista Nova Escola - Ensino Fundamental II - Arte

Revista Nova Escola - Ensino Médio - Arte     (Para saber mais...)



Jogos On Line:

Recursos Didáticos - Arte - Jogos (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)



Educação Infantil:






quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Arte para o 5º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 5º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:

1º Trimestre
- Produção artística* (arte e artesanato, teatral, musical e de dança) no Paraná do século XX aos dias atuais
     - Glossário de Personalidades Paranaenses

2º Trimestre
- Influência dos imigrantes poloneses, ucranianos, japoneses, de origem africana e indígena, entre outros, na arte e no artesanato de Araucária e do Paraná
     - Glossário de Personalidades Paranaenses

   - Povos Indígenas do Paraná
Indígenas do Estado do Paraná

     - Guarani

             Reserva Indígena do Ocuy Paraná - Índios Guaranis


     - Kaingang
Pesquisa com índios da Reserva Indígena de Mangueirinha
Sudoeste do Paraná

     - Xetá
Xetá (Documentário)


   - Índios em Araucária: http://www.araucaria.pr.gov.br/escolas-participam-de-atividades-para-conhecer-mais-sobre-a-cultura-indigena/
3º Trimestre
- Contribuição dos povos africanos na formação cultural e artística do Município e do Estado



Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

1. Artes Visuais: Forma** 
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor, etc. 
Técnicas: desenho, pintura, colagem, gravura, fotografia, escultura, maquetes, móbiles, história em quadrinhos, ilustração, propaganda, cinema, objetos tridimensionais, estruturas arquitetônicas, novas tecnologias com ouso de softwares educativos para criação e edição de imagens. 
Gêneros: paisagem, pintura de gênero (cenas do cotidiano) e cenas históricas. 

2. Teatro: Representação** 

Elementos formais: personagem e sua caracterização; espaço cênico e iluminação; texto; elementos sonoros. 
Gêneros: teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras. 

3. Música: Som** 

Elementos Musicais: melodia, ritmo e harmonia. 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade, duração. 
Gêneros: música popular, erudita, folclórica, étnica. 

4. Dança: Movimento** 

Elementos formais: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço.



Saiba mais sobre:

Artistas Paranaenses | Paraná Dia a Dia Educação: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=97

Artistas Contemporâneos Paranaenses | Blog Arte Em Araucária: http://arteemaraucaria.blogspot.com.br/2016/02/artistas-contemporaneos-paranaenses.html

Personalidades Paranaenses | Blog Arte Em Araucária: http://arteemaraucaria.blogspot.com.br/2016/02/personalidades-paranaenses.html

Cinema Paranaense | História, Pioneiros e Cinema de Rua: http://www.cinema.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1058



As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Arte para o 4º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 4º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:

1º Trimestre
- Produção artística* (arte e artesanato, teatral, musical e de dança) em Araucária e no Paraná do século XX aos dias
     - Glossário de Personalidades Paranaenses

2º Trimestre
- Influência dos imigrantes poloneses, ucranianos, japoneses, de origem africana e indígena, entre outros

   - Povos Indígenas do Paraná
Indígenas do Estado do Paraná

     - Guarani

             Reserva Indígena do Ocuy Paraná - Índios Guaranis


     - Kaingang
Pesquisa com índios da Reserva Indígena de Mangueirinha
Sudoeste do Paraná

     - Xetá
Xetá (Documentário)


   - Índios em Araucária: http://www.araucaria.pr.gov.br/escolas-participam-de-atividades-para-conhecer-mais-sobre-a-cultura-indigena/

- Lendas Brasileiras
Link 1 - Lendas & Mitos - Lendas brasileiras - Só História


3º Trimestre
- A arte e o artesanato de Araucária e do Paraná.
     - Glossário de Personalidades Paranaenses



Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

1. Dança: Movimento** 
Elementos formais: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço 
Conteúdos: brincadeiras, costumes, jogos e festas (ciranda, frevo, boi-bumbá, entre outras).

2. Música: Som** 

Elementos Musicais: melodia, ritmo e harmonia. 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração. 
Conteúdos: cantigas de roda das diversas regiões do país e músicas dirigidas ao público infantil com intérpretes da MPB. 
Gêneros: música popular, erudita, étnica. 

3. Teatro: Representação** 

Elementos formais: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros 
Conteúdos: textos e roteiros relacionados com festas folclóricas, aniversário, casamento e outros eventos relacionados ao cotidiano do aluno. 
Gêneros: Teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras, entre outros. 

4. Artes Visuais: Forma** 

Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor 
Conteúdos: arte rupestre e história da escrita. 
Gêneros: paisagem, pintura de gênero (cenas do cotidiano), cenas históricas.




Saiba mais sobre:

Artistas Paranaenses | Paraná Dia a Dia Educação: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=97

Artistas Contemporâneos Paranaenses | Blog Arte Em Araucária: http://arteemaraucaria.blogspot.com.br/2016/02/artistas-contemporaneos-paranaenses.html

Cinema Paranaense | História, Pioneiros e Cinema de Rua: http://www.cinema.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1058

Personalidades Paranaenses | Blog Arte Em Araucária: http://arteemaraucaria.blogspot.com.br/2016/02/personalidades-paranaenses.html


As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Arte para o 3º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 3º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:

1º Trimestre
Arte Brasileira
Arte Rupestre

2º Trimestre
Arte Indígena
   - Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br
   - Arte Indígena: Pintura, Cerâmicas e Plumagem: http://www.museudoindio.org.br/arte-indigena-pinturas-ceramicas-e-plumagem/
   - Dia do Índio 19 de abril: http://www.museudoindio.org.br/dia-do-indio-19-de-abril/
   - Rituais Indígenas: http://www.museudoindio.org.br/rituais-indigenas/
   - Índios e Tribos do Brasil (material complementar): http://www.museudoindio.org.br/os-indios-brasileiros-e-as-tribos-indigenas-do-brasil/


Arte Africana 
   - 

3º Trimestre
Arte Pré-colombiana: 
- Asteca 
   - Documentário History Channel: Construindo um Império: os Astecas (44'36")
- Maia
- Inca

Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

1. Dança: Movimento** 
Elementos formais: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço 
Conteúdos: brincadeiras, costumes, jogos e festas (ciranda, frevo, boi-bumbá, entre outras). 
Gêneros: samba, forró, maxixe, baião, xote, xaxado, entre outras.

2. Música: Som** 
Elementos Musicais: melodia, ritmo e harmonia 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração. 
Conteúdos: cantigas de roda das diversas regiões do país e músicas dirigidas ao público infantil com intérpretes da MPB. 
Gêneros: música popular, erudita, étnica. 

3. Teatro: Representação** 

Elementos formais: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros 
Conteúdos: textos e roteiros relacionados com festas folclóricas, aniversário, casamento e outros eventos relacionados ao cotidiano do aluno. 
Gêneros: Teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras, entre outros.



As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Arte para o 2º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 2º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:

1º Trimestre
Arte Brasileira
   - Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/rituais-indigenas/
   - Arte Indígena: Pintura, Cerâmicas e Plumagem: http://www.museudoindio.org.br/arte-indigena-pinturas-ceramicas-e-plumagem/


2º Trimestre
Renascimento


Relações interdisciplinares RMD/Literatura
Lendas
- Lendas africanas e afro-brasileiras
Link 1  - Cultura: A arte de contar lendas e histórias africanas - Por dentro da África
Link 2 - Contos africanos
Link 3 - África | Lendas e Contos
- Lendas Indígenas
Link 1 - Lendas - Amazônia de A a Z - Portal Amazônia
Link 2 - Lendas dos Índios
Link 3 - Lendas Indígenas
- Lendas Brasileiras
Link 1 - Lendas & Mitos - Lendas brasileiras - Só História
Adivinhas
Link 1 - Provérbios, trava-línguas, adivinhas - Trabalhos escolares - Smartkids
Link 2 - ADIVINHAÇÕES FOLCLÓRICAS | Donna40's Weblog
Link 3 - VARAL DO FOLCLORE: ADIVINHAS
Crendices Populares
Link 1 - Crendices populares - Terra
Link 2 - Portal do Professor - Crendices e Superstições do Folclore Brasileiro

3º Trimestre
Impressionismo


Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

Elementos formais: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço 
Conteúdos: brincadeiras, costumes, jogos e festas (ciranda, frevo, boi-bumbá, entre outras). 
Gêneros: catira, fandango, maracatu, entre outras. 

Elementos Musicais: melodia, ritmo e harmonia. 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração. 
Conteúdos: cantigas de roda das diversas regiões do país e músicas dirigidas ao público infantil com intérpretes da MPB. 
Gêneros: música popular, erudita, étnica. 

Elementos formais: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros 
Conteúdos: textos e roteiros relacionados com festas folclóricas, aniversário, casamento e outros eventos relacionados ao cotidiano do aluno. 
Gêneros: Teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras, performance, entre outros.

4. Artes Visuais: Forma** 
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor 
Conteúdos: arte rupestre e história da escrita. 
Gêneros: paisagem, pintura de gênero (cenas do cotidiano)



As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!