segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Artes Visuais no Ensino Fundamental

Uso Educacional
Em atualização constante
Seja sempre bem-vindo(a)!

O estudo da Cor é fundamental para a compreensão de um dos elementos formais das Artes Visuais.
Entre as atividades propostas, o professor pode sugerir aos alunos o uso de TIC, como jogos didáticos:


O Desenho é a uma das expressões mais naturais do homem. Desde a pré-história encontramos os sinais da inteligência humana riscadas em paredes de cavernas.

As Histórias em Quadrinhos são arte sequencial cuja característica principal é a narrativa.
Aprenda mais com Problemas em Quadrinhos.

O Mangá é uma arte sequencial (história em quadrinhos ou HQ) de origem japonesa.
Assista a História do Mangá(clique no link)

O Cinema também faz parte dos estudos das Artes Visuais. Assista em Trechos de Filmes - Artes alguns movimentos artísticos retratados por esta linguagem.


Você sabia que o desenho animado é capaz de expandir nossa imaginação? Comprove, acesse o link do Canal Kids.



Pintura é uma das técnicas das Artes Visuais.

Podemos saber mais sobre ela de uma maneira divertida. Acesse o link Canal Kids.

Que tal um Jogo On Line sobre a Pintura Acadêmica no Brasil?  Acesse aqui (Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br)


Arquitetura é inclusa nos critérios das Artes Visuais.

Que tal um Jogo On Line? Indique para os alunos... (Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br)
   - Cidade Interativa
   - Monumentos Mundiais
   - Oscar Niemeyer


Escultura é uma técnica tridimensional das artes visuais. Para ter acesso clique sobre mais informações, clique sobre a palavra.



Ligações externas e referências:

A criança e as artes visuais: http://cursodeeducacaoinfantil.blogspot.com.br/2011/01/crianca-e-as-artes-visuais.html

A Divina Proporção: http://drkleilton.com.br/proporcao/

A História do Mangá: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/video/showVideo.php?video=17422

Banco de Imagens - Artes Visuais: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/galeria/fotos.php?evento=1

Banco de Imagens - Linguagens Contemporâneas: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/galeria/fotos.php?evento=5

Canal Kids: http://www.canalkids.com.br/arte/index.php3

Jogos On Line: http://www.arte.seed.pr.gov.br

Recursos Didáticos - Trechos de Filmes: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/video/arquivoVideos.php?menu=159#barra_tit

Música no Ensino Fundamental

Uso Educacional
Em atualização constante
Seja sempre bem-vindo(a)!

A Música é a linguagem artística que tem relação direta com o sentido da audição.

Podemos explorar conhecimentos sobre ela de diversas formas. Que tal acessar o universo digital?
Clique no link Canal Kids

Que tal um Jogo? Qual é a Música? (Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/links/links.php?categoria=18&start=4)


Temos muito para aprender, amigos!


Saiba mais, usando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)... (Sugestões de acesso)

Elementos Musicais: Melodia, Ritmo e Harmonia
Elementos Sonoros: Timbre, Intensidade, Altura, Densidade e Duração 

Pré-história
Antiguidade
Idade Média
Renascimento
Barroco
Classicismo
Romantismo
Música no Século XX
MPB - Música Popular Brasileira (recorte a partir de 1966)
Movimentos da Música Brasileira: Bossa Nova, Jovem Guarda, Tropicalismo, Manguebeat

Instrumentos Musicais
de Corda
de Sopro
de Percussão

Materiais de Apoio
Caderno de Musicalização
Vídeo sobre Educação Musical
CD "Sons e Música do Livro Didático Público - Arte Ensino Médio"

Movimentos da Música

Música Popular Brasileira ou MPB
Modinha
   - Da Modinha Imperial à MPB: https://youtu.be/uj7yRG8zpMU
   - Modinhas Imperiais, Célia Coutinho e Francisco Mignone: https://youtu.be/HC4KD8Bxq-E

Lundu
   - Mário de Andrade, Lundu: https://youtu.be/B8BkQH13Nco

Maxixe
    - Chiquinha Gonzaga: https://youtu.be/253fomegSmQ

Chorinho
   - João da Baiana, Pixinguinha e E Donga: https://youtu.be/CUkSWI0pgus

Samba

Fases ou Períodos:
Fase Primitiva da MPB
Compositores:
- Donga
- Pixinguinha
- João da Baiana
- Ernesto Nazaré
- Catulo da Paixão Cearense
   - Luar do Sertão
- Chiquinha Gonzaga
- Sinhô
Intérpretes:
- Vicente Celestino
- Francisco Alves
- Almirante

Fase de Ouro da MPB  (ou de Cristalização da MPB)
- Década de 1930
História do Rádio (1927 vitrolas elétricas, rádio de galena, com microfone)
Samba
   - urbano:
      - Noel Rosa
      - Ary Barroso
      - Ismael Silva
      - Lamartine Babo
      - Custódio Mesquita
      - Lupicínio Rodrigues
   - de gafieira:
      - Gadé
      - Valfrido
   - de morro
Marcha
- valsa tipo serenata
- Choro
- Maxixe e frevo, distinguíveis entre si
- Instrumentistas:
   - Nono (piano)
   - Benedito Lacerda (flauta)
- Cantores:
   - Moreira da Silva
   - Mário Reis
   - Carmem Miranda
   - Silvio Caldas
   - Orlando Silva
   - Linda Batista e Dircinha Batista
- Conjuntos instrumentais:
   - Bando da Lua
   - Anjos do Inferno

Fase de Estagnação da MPB
- Década de 1940 e parte da década de 1950
- influência do cinema, dos filmes estrangeiros, sobretudo os americanos e do aparecimento dos “disc-jockeys”

Movimentos da Música Brasileira: Bossa Nova

Bossa Nova 
Por volta de 1959-1960
Fusão do samba-canção com o Jazz
- 1951, José Alfredo da Silva ou Johnny Alf , pianista, cantor e compositor
   - “Rapaz de bem”, gravada em 1955
Compositores:
- Adylson Godoy
- Antonio Carlos Jobim
- Baden Powel
Bebeto Castilho, compositor, instrumentista (baixo, flauta, saxofone)
- Carlos Lyra
- Chico Buarque de Holanda
- Dolores Duran
- Francis Hime
Hélcio Milito, instrumentista (bateria)
- João Donato
- João Gilberto
- Luis Bonfá
Luís Carlos Vinhas ou Luís Carlos Parga Rodrigues Vinhas, compositor e músico
Luiz Eça
- Marcos Valle
- Nelson Motta
- Roberto Menescal
Ronaldo Bôscoli ou Ronaldo Fernando Esquerdo e Bôscoli, compositor e jornalista
- Vinícius de Moraes
- Zé Ketti
Cantores:
- Claudete Soares
- Dick Farney
- Dolores Duran
- Elis Regina
- Leny Andrade
- Maysa
- Nara Leão
- Sylvinha Telles
- Wilson Simonal
Músicos:
- Amilton Godoy – pianista
- César Camargo Mariano – pianista e arranjador
- Luis Carlos Vinhas – pianista
- Milton Carvana – baterista
- Oscar Castro Neves – pianista
- Paulinho Nogueira – violinista ou violonista
- Walter Santos – violonista
Músicos que tiveram maior destaque:
- João Gilberto
- Tom Jobim
- Vinicius de Moraes



Era dos Festivais
- Chico Buarque de Holanda
- Edu Lobo
- Caetano Veloso
- Gilberto Gil
Intérpretes:
- Elis Regina
- Gal Costa



Jovem Guarda
Originado a partir do programa Jovem Guarda, liderado por Roberto Carlos.

Movimentos da Música Brasileira: Tropicalismo
Movimentos da Música Brasileira: Manguebeach ou Manguebeat
Link 1Manguebeach - Dia a dia Educação | Paraná
Link 2 - Manguebeat - Blog Arte em Araucária . com

Tropicália (ou Panis et Circensis)
- Caetano Veloso
   - “Alegria, alegria”
- Gilberto Gil
   - “Domingo no parque”
- Os Mutantes
- Gal Costa
- Rogério Duprat (maestro)
- Torquato Neto (poeta)
- Capinam (poeta)
- Tom Zé
- Jorge Ben, atual nome artístico Jorge Benjor

MPB Outros Cantores
- Milton Nascimento
 (em edição)


Música Eletroacústica


(em edição)




Materiais Complementares e Tecnologia de Comunicação e Informação:

Teclado Virtual | Dia a dia educação - Paraná: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1275




Ligações externas e referências:


Consulta aos meios eletrônicos

CORREIA, Sérgio Ricardo da Silveira. Educação Artística: 1º Grau. São Paulo: Editora do Brasil, 1982.

Indicação de CDs com repertório para o público infantil: http://www.maezissima.com.br/criar-e-educar/criancas-ouvir-entao/

Materiais de Apoio | Música - Dia a Dia Educação-Paraná: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=138

Música |  Dia a Dia Educação-Paraná: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=31

Vídeos sobre Arte | Música - Dia a Dia Educação-Paraná: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/video/arquivoVideos.php?menu=107#barra_tit



Sugestões de Leitura e Referências Bibliográficas:
ARTE / Vários autores. Curitiba: SEED-PR, 2006.
CALABRIA, Carla Paulo Brondi; MARTINS, Raquel Valle. Arte, história e produção: arte brasileira. São Paulo: FTD, 1997.
FARTHING, Stephen. Tudo sobre Arte. Traduzido por Paulo Polzonoff Jr. Et. Al. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.
PROENÇA, Graça. Descobrindo a História da Arte. São Paulo: Ática, 2005.
______. História da Arte. São Paulo: Ática, 2002
SANTOS, Gisele do rocio Mugnol. A metodologia do Ensino de Arte. Curitiba: Ibpex, 2006. [Curso Normal Superior: Licenciatura para os anos iniciais do ensino fundamental.]

VIANA, Fernando. Manual didático de pesquisas. Ilustrações de Sandro Silva Pinto. 2.ed. revista e atualizada. São Paulo: Didática Paulista, 1997. P.618-629.

Teatro no Ensino Fundamental

Uso Educacional
Em atualização constante
Seja sempre bem-vindo(a)!
A linguagem do Teatro é antiga!
(Esta postagem é para fins de pesquisa, exploração de materiais e recursos e dicas.) 


Elementos do Teatro
Cenografia
Figurino
Iluminação
Maquiagem
Sonoplastia

Gêneros do Teatro
Tragédia Clássica
Comédia
Farsa
(e outros)

Vamos explorar curiosidades e outros desafios sobre essa arte? Ideal para os alunos dos anos inciais do ensino fundamental, acesse o Canal Kids.

Encontramos materiais digitais por temas nos links abaixo: (Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br)

Pré-história
Antiguidade
Teatro Grego
Teatro Romano
Idade Média
Renascimento
Romantismo
Realismo e Naturalismo

Teatro Realista
- Alexandre Dumas (Francês)
   - “A Dama das Camélias”
- Gorki
   - “Ralé e os Pequenos Burgueses”
- Gerhart Hauptmann
   - “Os Tecelões”
- Henrik Ibsen (Noruega)
   - “Casa de Bonecas”

Teatro Realista no Brasil
- Machado de Assis
   - “Quase Ministro”
- José de Alencar
   - “O Demônio Familiar”
- Joaquim Manuel de Macedo
- Artur de Azevedo
- Quintino Bocaiúva
- França Júnior



Teatro Naturalista na Europa
- Émile Zolá (França, 1840-1902)
   - livro “O Romance experimenta”
   - “Thérèse Raquin”
- André Antoine (França, 1858-1943)
- Henri Becque (França, 1837-1893)
   - “A Parisiense”
   - “Os Abutres”
- August Strindberg (Suécia, 1849-1912)

Século XX
O Teatro Hoje






Para saber mais: Teatro do Oprimido
- Augusto Boal (1931-2009). Teatrólogo, diretor de teatro e escritor.


Teatro-Jornal Teatro de Arena de São Paulo, início da década de 1970, resposta estética à censura oficial imposta durante a ditadura militar. Modo de revelar as distorções das publicações jornalísticas (sob censura oficial) da época.
Teatro-Imagem Criado por Augusto Boal para trabalhar com indígenas do Chile, de etnias e línguas maternas diferentes, contém encenações baseadas em linguagens não-verbais.
Teatro-Invisível Originado na Argentina, composto por atores, ideia central, roteiro pré-estabelecido encenado em local público sem que a plateia saiba que se trata de uma representação. Resposta ao autoritarismo da ditadura militar deste país.
Teatro-Fórum Semelhante ao Teatro do Oprimido, este fracassa e é substituído pelo Curinga que o substitui e estimula a plateia a buscar soluções para as questões postas entre o oprimido e o opressor.

Teatro Legislativo Reúne algumas formas do teatro, inclusive Do Oprimido, especificamente parlamentares. Criado em 1992, tem objeto de devolver a natureza política da natureza humana às pessoas das comunidades para as discussões de ordem local, incentivando-as a fazer algo para mudar alguma situação que as oprime.




Ligações externas e referências:


Dia a Dia Educação - Paraná | Vídeos, entrevistas e trechos de filmes: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/video/arquivoVideos.php?menu=108#barra_tit

Formação continuada da disciplina de Arte, 31/07/2013, Coord. Lismara de Oliveira.

Sugestão de Vivência Teatral: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=207

Dança no Ensino Fundamental

Uso Educacional
Em atualização constante
Seja sempre bem-vindo(a)!

Vamos tratar da linguagem da Dança de uma forma divertida com nossos alunos?

Acesse o link do Canal Kids



Material de Apoio: (Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=247#movimento)

Movimento
Tempo, espaço, fluência e peso
O que move? Como? Onde? Por que? Para que?

Elementos da Dança
Movimento Corporal
Espaço
Tempo

Elementos Estruturantes da Dança
Movimento Corporal: kinesfera, fluxo, giros, saltos, eixo, peso
Espaço: níveis, direção, dimensão, deslocamento
Tempo: rápido, lento, demorado

Dança Primitiva
Danças Milenares: Egito, Roma, Idade Média, Renascimento (dança dos camponeses do século XV), Romantismo (Isadora Duncan)
Dança Moderna (Marta Grahan)
Dança Contemporânea

Ballet Clássico
Break
Bumba meu boi
Carimbó
Catira
Caxiri
Angola: Kizomba, Kuduro, Rebita, Semba, Kazukuta, Kabetula
Cabo Verde: Morna, Coladera, Funaná, Contradança e Mazurca, Kola San Jon
São-Tomé e Príncipe: Ússula, Dexa, Puita e Bligá (ou jogo do cacete)
Danças Circulares
Dança Contemporânea
Dança do Siriá
Disco
Fandango Paranaense
Frevo
Jongo
Lambada
Minueto
Samba de Roda
Tango
Toré


Sugestões de Atividades
Textos, artigos, teses e dissertações




Ligações externas e referências:

Arte no Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante)

Neste espaço estão elencadas sugestões de atividades, materiais e links dos meios eletrônicos. A intenção é enriquecer repertórios para o desenvolvimento das práticas em Arte, com ou sem o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC).

Disciplina de Arte
Planejamento Referencial 2016 
Araucária - Paraná - Brasil















Leituras Sugeridas:           (Em ordem de prioridade para a Disciplina de Arte)


Arte | Livro Didático do Estado do Paraná: clique aqui

PNAIC - Cadernos de Formação/Alfabetização (2015) - Nº6 A Arte no ciclo de Alfabetização
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Capa (formatação para leitura e impressão)
Miolo (formatação para leitura e impressão)
Demais documentos oficiais (Portarias, Resoluções, etc.)





Materiais de Apoio:


Banco de Imagens - Geral(Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Gazeta do Povo | Caderno G - Artes Visuais

Museus Virtuais:  do Brasil e no Mundo (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Portal Domínio Público (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Recursos Didáticos Geral (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)


Recursos Didáticos - Datas Especiais (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Recursos Didáticos - Livros Gratuitos (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Recursos Didáticos - Vídeos (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)

Revista Nova Escola - Ensino Fundamental I - Arte

Revista Nova Escola - Ensino Fundamental II - Arte

Revista Nova Escola - Ensino Médio - Arte     (Para saber mais...)



Jogos On Line:

Recursos Didáticos - Arte - Jogos (Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br)



Educação Infantil:






quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Arte para o 5º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 5º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:

1º Trimestre
- Produção artística* (arte e artesanato, teatral, musical e de dança) no Paraná do século XX aos dias atuais
     - Glossário de Personalidades Paranaenses

2º Trimestre
- Influência dos imigrantes poloneses, ucranianos, japoneses, de origem africana e indígena, entre outros, na arte e no artesanato de Araucária e do Paraná
     - Glossário de Personalidades Paranaenses

   - Povos Indígenas do Paraná
Indígenas do Estado do Paraná

     - Guarani

             Reserva Indígena do Ocuy Paraná - Índios Guaranis


     - Kaingang
Pesquisa com índios da Reserva Indígena de Mangueirinha
Sudoeste do Paraná

     - Xetá
Xetá (Documentário)


   - Índios em Araucária: http://www.araucaria.pr.gov.br/escolas-participam-de-atividades-para-conhecer-mais-sobre-a-cultura-indigena/
3º Trimestre
- Contribuição dos povos africanos na formação cultural e artística do Município e do Estado



Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

1. Artes Visuais: Forma** 
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor, etc. 
Técnicas: desenho, pintura, colagem, gravura, fotografia, escultura, maquetes, móbiles, história em quadrinhos, ilustração, propaganda, cinema, objetos tridimensionais, estruturas arquitetônicas, novas tecnologias com ouso de softwares educativos para criação e edição de imagens. 
Gêneros: paisagem, pintura de gênero (cenas do cotidiano) e cenas históricas. 

2. Teatro: Representação** 

Elementos formais: personagem e sua caracterização; espaço cênico e iluminação; texto; elementos sonoros. 
Gêneros: teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras. 

3. Música: Som** 

Elementos Musicais: melodia, ritmo e harmonia. 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade, duração. 
Gêneros: música popular, erudita, folclórica, étnica. 

4. Dança: Movimento** 

Elementos formais: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço.



Saiba mais sobre:

Artistas Paranaenses | Paraná Dia a Dia Educação: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=97

Artistas Contemporâneos Paranaenses | Blog Arte Em Araucária: http://arteemaraucaria.blogspot.com.br/2016/02/artistas-contemporaneos-paranaenses.html

Personalidades Paranaenses | Blog Arte Em Araucária: http://arteemaraucaria.blogspot.com.br/2016/02/personalidades-paranaenses.html

Cinema Paranaense | História, Pioneiros e Cinema de Rua: http://www.cinema.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1058



As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Arte para o 4º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 4º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR) são abordados na prática educativa em Arte, considerando a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. São eles:

1º Trimestre
- Produção artística* (arte e artesanato, teatral, musical e de dança) em Araucária e no Paraná do século XX aos dias
     - Glossário de Personalidades Paranaenses

2º Trimestre
- Influência dos imigrantes poloneses, ucranianos, japoneses, de origem africana e indígena, entre outros

   - Povos Indígenas do Paraná
Indígenas do Estado do Paraná

     - Guarani

             Reserva Indígena do Ocuy Paraná - Índios Guaranis


     - Kaingang
Pesquisa com índios da Reserva Indígena de Mangueirinha
Sudoeste do Paraná

     - Xetá
Xetá (Documentário)


   - Índios em Araucária: http://www.araucaria.pr.gov.br/escolas-participam-de-atividades-para-conhecer-mais-sobre-a-cultura-indigena/

- Lendas Brasileiras
Link 1 - Lendas & Mitos - Lendas brasileiras - Só História


3º Trimestre
- A arte e o artesanato de Araucária e do Paraná.
     - Glossário de Personalidades Paranaenses



Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

1. Dança: Movimento** 
Elementos formais: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço 
Conteúdos: brincadeiras, costumes, jogos e festas (ciranda, frevo, boi-bumbá, entre outras).

2. Música: Som** 

Elementos Musicais: melodia, ritmo e harmonia. 
Elementos sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração. 
Conteúdos: cantigas de roda das diversas regiões do país e músicas dirigidas ao público infantil com intérpretes da MPB. 
Gêneros: música popular, erudita, étnica. 

3. Teatro: Representação** 

Elementos formais: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros 
Conteúdos: textos e roteiros relacionados com festas folclóricas, aniversário, casamento e outros eventos relacionados ao cotidiano do aluno. 
Gêneros: Teatro de sombras, de bonecos, de vara, máscaras, entre outros. 

4. Artes Visuais: Forma** 

Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor 
Conteúdos: arte rupestre e história da escrita. 
Gêneros: paisagem, pintura de gênero (cenas do cotidiano), cenas históricas.




Saiba mais sobre:

Artistas Paranaenses | Paraná Dia a Dia Educação: http://www.arte.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=97

Artistas Contemporâneos Paranaenses | Blog Arte Em Araucária: http://arteemaraucaria.blogspot.com.br/2016/02/artistas-contemporaneos-paranaenses.html

Cinema Paranaense | História, Pioneiros e Cinema de Rua: http://www.cinema.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1058

Personalidades Paranaenses | Blog Arte Em Araucária: http://arteemaraucaria.blogspot.com.br/2016/02/personalidades-paranaenses.html


As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!