terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Música Eletroacústica Brasileira e o gaúcho Frederico Richter

Uso Educacional

Frederico Richter (1921-) foi um dos primeiros compositores brasileiros a trabalhar com música eletroacústica no final da década de 1970.



A música eletroacústica é uma vertente da música contemporânea feita com manipulação de sons artificiais através de computador.
Ela começa no final do século XIX com a invenção do gramofone e do telefone, equipamentos capazes de transformar sons em impulsos elétricos.
Na década de 1920, surge o teremim, um instrumento musical eletromagnético que produz sons sem que o músico encoste no aparelho, basta aproximar e afastar as mãos das duas antenas.


Os grandes responsáveis por esta revolução musical, os sintetizadores, passaram a ser mais populares a partir dos anos 1960. Foram usados em trilhas sonoras de filmes como Laranja Mecânica e por bandas como Pink Floyd. A música eletrônica dançante anima festas guiadas por DJs no mundo inteiro.

Segundo Eloy Fritsch, "a música eletroacústica está diretamente ligada à música contemporânea de vanguarda". Na composição, são fundamentais as noções de silêncio e ruído, "texturas sonoras" e "agrupamentos e granulação de sons".

Leia o artigo da Revista da Cultura (2012) na íntegra, abaixo.



Fonte: 

PAIM, Augusto. Eletromaestro: aos 80 anos, Frederico Richter é um dos pioneiros no Brasil da revolucionária música eletroacústica. In: Revista da Cultura. Edição N. 55. Fevereiro de 2012. P.26-27. [Uma publicação da Livraria Cultura]

Nenhum comentário:

Postar um comentário