quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Arte para o 8º Ano do Ensino Fundamental

Uso Educacional
(em atualização constante,
faça sua contribuição!)

Os conteúdos previstos para o 8º Ano do ensino fundamental em Araucária (PR), são:

1º Trimestre
Neoclassicismo
   - Pintura Acadêmica no Brasil - Jogo On Line (Fonte: http://www.arte.seed.pr.gov.br)
   - Documentário History Channel: Construindo um Império: Napoleão (43'55")

Romantismo
Realismo
Impressionismo

2º Trimestre
Expressionismo
Fauvismo
Cubismo

3º Trimestre
Arte Moderna Brasileira
Arte Naïf
Arte Africana e Indígena 
   - Museu do Índio link 1
   - Funai link 2
   - Ministério Público do Estado do Paraná link 3

Outros vídeos (Materiais Complementares)
- Documentários History Channel e outros Canais:
   - Maravilhas Modernas: Grandes Invenções (45'59")
   - Maravilhas Modernas: Thomas Edison - História da Luz Elétrica (45'54")
   - Documentário dublado física: Nikola Testa, o mestre dos raios (51'12")
   - Maravilhas Modernas: o Rádio (46'48")
   - Maravilhas Modernas: Vidro (45'14")
   - Maravilhas Modernas: a Tinta (43'34")
   - Maravilhas Modernas: Criação dos Motores (parte 1, 44'34")

Na prática educativa em Arte se considera a Contextualização, a Leitura e o Fazer e do objeto artístico. Em relação às linguagens artísticas (e seus objetos de estudo) e seus fazeres, praticam-se:

Dança: Movimento*
Elementos: consciência corporal, qualidade do movimento, uso do espaço;
Gêneros: dança erudita, antiga, folclórica, popular e contemporânea.

Música: Som*
Elementos da Música: melodia, ritmo e harmonia;
Elementos Sonoros: altura, densidade, timbre, intensidade e duração;
Gênero: popular, erudita, étnica.

Teatro: Representação*
Elementos: personagem, espaço cênico, texto e elementos sonoros;
Gêneros: teatro do absurdo, do oprimido e naturalista.

Artes Visuais: Forma*
Elementos formais: linha, plano, volume, superfície, cor;
Gêneros: paisagem, natureza morta, retrato, cenas do cotidiano.


As sugestões de links poderão ser atualizadas. Envie suas sugestões e comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário